Publicado em: 12/11/2015 12:43

Lançamento de livro de receitas da alimentação escolar é nesta sexta-feira (13)

Lançamento de livro de receitas da alimentação escolar é nesta sexta-feira (13) Lançamento de livro de receitas da alimentação escolar é nesta sexta-feira (13)

Cenoronose, ABCharuto, Feijão Divertido, Croquete de soja, Fanta Falsa, Torta Deliciosa Gelada. Setenta receitas de pratos criativos, nutritivos e saborosos da alimentação escolar da rede municipal de Ibiporã ganharam as páginas de um livro que será lançado nesta sexta-feira (13), às 19h30, no Auditório dos Pioneiros.

As 70 receitas (saladas, pratos principais, guarnições, sobremesas e bebidas) que compõem a coletânea foram enviadas para um concurso realizado em julho do ano passado marcando o encerramento de uma capacitação promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, para as 60 merendeiras e auxiliares de cozinha das unidades educacionais da rede municipal de Ibiporã (escolas e CMEIs).

A proposta do concurso era elaborar um prato nutritivo utilizando os ingredientes ofertados no preparo da merenda escolar e levando em consideração os aspectos ensinados durante o curso, tais como combinação alimentar, valor nutricional, reaproveitamento das sobras. Das 70 receitas enviadas, 14 foram selecionadas para participar do concurso. Os pratos foram avaliados por uma comissão julgadora levando-se em consideração os seguintes critérios: criatividade, apresentação, cocção, valor nutricional e harmonia do sabor. Três receitas foram premiadas: em terceiro lugar ficou o "Feijão Divertido", da cozinheira da Escola Municipal Profª Vera Lúcia Pansardi Casagrande, Silvia Cristina Teixeira; em segundo a "Torta de Abobrinha", preparada por Maria Aparecida da Silva, da Prof. Carlos Augusto Guimarães; e em primeiro a "Torta Deliciosa Gelada", elaborada por Maria Isabel da Silva, do CMEI Profª Dálgima Eik Mendes Borges.

Segundo a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, os objetivos do "Livro de Receitas da Alimentação Escolar" são valorizar e incentivar o profissional que prepara a merenda; inovar e variar o cardápio padrão de merenda escolar com novas preparações; capacitar merendeiras e promover a troca de informações técnicas e gastronômicas. "Estas profissionais fazem um trabalho de grande importância nas escolas que muitas vezes não é valorizado. Todas merecem o nosso carinho e gratidão. Uma alimentação balanceada e gostosa nutre, socializa, melhora o aprendizado e o autoconhecimento", ressalta Margareth.

Cada uma das 30 unidades educacionais de Ibiporã receberá um exemplar do livro de receitas. Na noite de lançamento da coletânea cada merendeira e auxiliar de cozinha terá direito a cinco exemplares do livro.

Qualidade da merenda escolar

Cerca de nove mil refeições são servidas diariamente nas 30 unidades educacionais do município, com cardápios personalizados, respeitando as diferenças e preferências dos alunos. O município investe mais de R$1 milhão anualmente na merenda escolar. "Nosso objetivo inicial era garantir a nutrição adequada oferecendo todos os nutrientes que as crianças necessitam quando estão na escola. Nossa visão era menos abrangente que atualmente. Hoje observamos a necessidade de personalizar os cardápios para atender as características individuais de cada escola", explica a nutricionista da Secretaria de Educação, Cristhiane Moya Pereira Ludwig.

Pelo menos uma vez por ano as cozinheiras e auxiliares participam de cursos de qualificação sobre temas variados, tais como Alimentação Saudável, Manipulação adequada dos Alimentos, Educação Sanitária e Segurança do Trabalho. "É comprovado que uma alimentação de qualidade favorece o crescimento da criança em vários aspectos - físico, intelectual, emocional e social. A merenda também pode contribuir para a formação de bons hábitos alimentares. Por isso a preocupação da administração municipal em capacitar e estimular a criatividade das profissionais, para que, conhecendo o que estão preparando, possam oferecer refeições saudáveis e balanceadas aos nossos alunos e também a sua família", finaliza Christiane.