Educação

 

Publicado em: 16/11/2015 15:54

Merendeiras participam de lançamento de livro de receitas


Whatsapp

 

Merendeiras participam de lançamento de livro de receitas Merendeiras participam de lançamento de livro de receitas

 

O talento, criatividade e dedicação das cozinheiras da Rede Municipal de Ensino de Ibiporã foram reconhecidos pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, com o lançamento de uma coletânea de receitas da alimentação escolar na noite desta sexta-feira (13), no Auditório dos Pioneiros. O evento integrou o calendário de eventos pelos 68 anos de emancipação política de Ibiporã.

 

Compareceram à noite de autógrafos o prefeito José Maria Ferreira, a vice, Sandra Moya, secretários municipais, servidores, diretores, professores, merendeiras, auxiliares e seus convidados.

 

As 70 receitas (saladas, pratos principais, guarnições, sobremesas e bebidas) que compõem o livro foram enviadas para um concurso realizado em julho do ano passado marcando o encerramento de uma capacitação promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, para as 60 merendeiras e auxiliares de cozinha das unidades educacionais da rede municipal de Ibiporã (escolas e CMEIs).

 

A proposta do concurso era elaborar um prato nutritivo utilizando os ingredientes ofertados no preparo da merenda escolar e levando em consideração os aspectos ensinados durante o curso, tais como combinação alimentar, valor nutricional, reaproveitamento das sobras. Das 70 receitas enviadas, 14 foram selecionadas para participar do concurso. Os pratos foram avaliados por uma comissão julgadora levando-se em consideração os seguintes critérios: criatividade, apresentação, cocção, valor nutricional e harmonia do sabor.

 

Três receitas foram premiadas: em terceiro lugar ficou o "Feijão Divertido", da cozinheira da Escola Municipal Profª Vera Lúcia Pansardi Casagrande, Silvia Cristina Teixeira; em segundo a "Torta de Abobrinha", preparada por Maria Aparecida da Silva, da Prof. Carlos Augusto Guimarães; e em primeiro a "Torta Deliciosa Gelada", elaborada por Maria Isabel da Silva, do CMEI Profª Dálgima Eik Mendes Borges.

 

Em sua fala, a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, ressaltou a importância do trabalho das merendeiras e a importância que é dada a alimentação escolar em Ibiporã. "Vocês possuem mãos de fada, que encantam e nutrem com as cores e sabores dos pratos que preparam. Mesmo em meio à correria de um trabalho rotineiro, pesado, vocês se dispuseram a participar da capacitação e aceitaram o desafio lançado pela nutricionista Cristiane. Com isso, descobriram serem capazes de concorrer em um concurso. Meninas, parabéns pela coragem. Participar deste concurso renovou nossa amizade, nossos laços profissionais. Obrigada ao empenho de todos e, especialmente ao prefeito José Maria, pois é uma honra participar de uma administração que se preocupa com a alimentação escolar", elogiou.

 

Sandra Moya destacou a alegria em participar de mais um importante momento da Administração Municipal. "Parabéns à Secretaria de Educação pela iniciativa. Quero cumprimentar as nossas merendeiras por terem aceitado o desafio e trabalharem com tanto amor e comprometimento. Assim como a atividade física, uma alimentação saudável é fundamental para o bom desenvolvimento das nossas crianças", comentou.

 

José Maria enfatizou que esta Administração reconhece e incentiva a profissional que prepara a merenda escolar, investindo em sua capacitação pré e dotando as cozinhas e refeitórios de boas estruturas, além do rigor na aquisição dos alimentos a serem preparados para os alunos. "Contudo, de nada adianta possuirmos cozinhas equipadas se não contarmos com o talento, comprometimento de vocês no preparo das refeições. A nossa administração reconhece que as merendeiras têm espaço não apenas na cozinha, mas na escola. Uma alimentação balanceada e gostosa nutre, socializa, melhora o aprendizado e o autoconhecimento", pontuou o prefeito.

 

Em seu relato sobre a organização do concurso de receitas da alimentação escolar, a nutricionista da Secretaria de Educação, Cristhiane Moya Pereira Ludwig, explicou que ela e a ex-estagiária Ingrid pensaram primeiro em reforçar os conhecimentos das cozinheiras sobre alimentação saudável, reaproveitamento das sobras acreditando que isso se refletiria no preparo da merenda escolar. "O resultado foi surpreendente. Tivemos um resultado 10 vezes maior do que esperávamos. Vocês são brilhantes, dedicadas. Por conta disso, quero dizer que não ficará somente neste desafio. Outras ideias estão surgindo. Mas agora não tenho receio de desafiá-las, pois sei que darão conta", assegurou Cristhiane.

 

Falando em nome das merendeiras, a primeira colocada no concurso de receitas, Maria Isabel da Silva, parabenizou a iniciativa e ressaltou que é a primeira vez que as profissionais estão sendo reconhecidas. "Aproveitamos muito os cursos ofertados pela secretaria de Educação. Este, especialmente, foi uma grande oportunidade de aliarmos teoria à prática. Agradecemos a esta administração porque é a primeira vez que nos sentimos valorizadas", reconheceu.

 

Cada uma das 30 unidades educacionais de Ibiporã receberá um exemplar do livro de receitas. Na noite de lançamento da coletânea cada merendeira e auxiliar de cozinha terá direito a cinco exemplares do livro.

 

 

Qualidade da merenda escolar

 

 

Cerca de nove mil refeições são servidas diariamente nas 30 unidades educacionais do município, com cardápios personalizados, respeitando as diferenças e preferências dos alunos. O município investe mais de R$1 milhão anualmente na merenda escolar. "Nosso objetivo inicial era garantir a nutrição adequada oferecendo todos os nutrientes que as crianças necessitam quando estão na escola. Nossa visão era menos abrangente que atualmente. Hoje observamos a necessidade de personalizar os cardápios para atender as características individuais de cada escola", explica a nutricionista da Secretaria de Educação, Cristhiane Moya Pereira Ludwig.

 

 Pelo menos uma vez por ano as cozinheiras e auxiliares participam de cursos de qualificação sobre temas variados, tais como Alimentação Saudável, Manipulação adequada dos Alimentos, Educação Sanitária e Segurança do Trabalho. "É comprovado que uma alimentação de qualidade favorece o crescimento da criança em vários aspectos - físico, intelectual, emocional e social. A merenda também pode contribuir para a formação de bons hábitos alimentares. Por isso a preocupação da administração municipal em capacitar e estimular a criatividade das profissionais, para que, conhecendo o que estão preparando, possam oferecer refeições saudáveis e balanceadas aos nossos alunos e também a sua família", finaliza Christiane.