Indústria e Comércio

Publicado em: 30/11/2015 09:33

Hayamax é inaugurada oficialmente em Ibiporã nesta terça-feira (01)

Hayamax é inaugurada oficialmente em Ibiporã nesta terça-feira (01) Hayamax é inaugurada oficialmente em Ibiporã nesta terça-feira (01)

A política de industrialização idealizada pelo prefeito José Maria e executada pela administração municipal, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, tem alcançado bons resultados para o município. Na próxima terça-feira (01), às 08h30min, a administração municipal celebra juntamente com os proprietários, colaboradores e fornecedores da Hayamax, a inauguração oficial do Centro de Distribuição Automatizado da empresa, em Ibiporã. Essa festividade faz parte do calendário em comemoração aos 68 anos da cidade.

A política estratégica do prefeito José Maria visa ao fomento industrial do município.  Essa iniciativa da administração municipal fez o Valor Agregado (V.A) de Ibiporã saltar de R$ 661.539.470,00 em 2008, para mais de R$1 bilhão 650 milhões, em 2014.O crescimento de 150% proporcionou à Ibiporã conquistar o 12º lugar, em relação às cidades mais industrializadas do Paraná.

Conforme o prefeito José Maria, os números são expressivos, mas o trabalho de fomentar a área industrial em Ibiporã, ainda não encerrou. "Em sete anos Ibiporã cresceu em média anual 21,42%. Para que o município alcançasse este desenvolvimento foi necessário muito esforço, dedicação e trabalho sério da nossa administração", afirma José Maria. "Nossa gestão está empenhada e segue trabalhando para que o progresso do nosso município continue neste ritmo, alavancando o setor industrial, realizando obras e ampliando os serviços prestados aos cidadãos de Ibiporã", revela o prefeito.

De acordo com o Secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik, a atração da Hayamax é estratégica para o projeto de tornar Ibiporã a capital logística do interior do estado. "Com um centro de distribuição todo automatizado e com um padrão de construção de primeira linha, hoje a empresa figura entre as 10 maiores companhias e simboliza a grande expansão industrial vivida pelo município nos últimos anos", argumenta o secretário.

A Hayamax Distribuição de Produtos Eletrônicos LTDA, uma empresa de tradição, estreou no mercado em 1965, em Londrina. Há 50 anos no mercado, a instituição ampliou o atendimento, ao longo de sua história, com produtos automotivos, eletroeletrônicos e instrumentos musicais. Além de consolidar parcerias com grandes marcas do mercado.

Em 2011, a instituição chegou à Ibiporã. Segundo o gerente de logística, Robson Wecsley Concimo, a necessidade de um barracão maior, para o depósito, estreitou a relação da empresa com a cidade. "Trabalhávamos com cinco barracões distintos, o que acarretava de uma operação muito grande. Estrategicamente não era viável a transição entre eles, porque dificultava o trabalho. Realmente precisávamos de um local maior", explica Concimo.

O novo barracão da Haymax está instalado em uma área de 48 mil m², com uma área construída de aproximadamente 17 mil m², divididos em barracão, pátio, banheiros, refeitório, sala de descanso para os funcionários, sala de TV, cozinha, estacionamento para colaboradores e carretas e portaria. O novo estabelecimento ganhou um projeto que capta água da chuva - as tubulações já estão instaladas, faltam as cisternas. Assim que entrar em funcionamento, segundo Concimo, a água será usada para descarga e lavagem do pátio. As novas instalações da empresa receberam investimentos em torno de R$ 12 milhões.

A empresa, que possui a sede em Londrina e duas filiais em Assis e Ibiporã, conta com 180 colaboradores no total. Em Ibiporã são 70, entretanto, a estimativa é aumentar esse número em curto prazo, aqui no município. "Inicialmente nossa meta seguindo o mercado atual é aumentar em 3%. Nesse momento delicado que vive o país, dependemos do mercado e dos indicadores de melhora na economia, mas tudo pode mudar e essa porcentagem pode ser maior", adianta Concimo.

Segundo o gerente de logística da Hayamax, a atenção recebida pela administração municipal foi um dos fatores primordiais pela escolha da cidade. "Quando iniciamos as negociações com a Prefeitura para nos instalarmos aqui, fomos muito bem atendidos, desde o primeiro contato. A seriedade dos administradores de Ibiporã, o incentivo e apoio foram fundamentais para a instalação da nossa empresa no município", declara o gerente de logística.

Conforme o Secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik, é o diferencial da atual gestão investir no relacionamento com o empresário. "Desde que foi idealizada pelo prefeito, em 2009, essa política para a área industrial atentou-se ao relacionamento com o empresário como um dos pontos primordiais", informa Eik. "Investimos no diálogo, no auxílio dos processos burocráticos, fazemos, realmente, tudo o que está ao nosso alcance. Se preciso apoiamos com infraestrutura, assessoramos com máquinas, respeitando, claro, as limitações da administração", garante o secretário.

Prova dos resultados dessa boa relação são as mais de 60 empresas atraídas pela administração municipal desde 2009. Dessas, 25 foram atraídas somente em 2015 e serão construídas no Condomínio Empresarial, em terrenos localizados em áreas industrias e ainda no novo Parque Industrial Nenê Favoretto, que segue com construções a todo o vapor.

Serviço:

Inauguração Oficial da Haymax em Ibiporã

Quando: 01 de Dezembro (terça-feira)

Horário: 08h30 min

Local: Sede da Empresa