Publicado em: 30/12/2015 09:25

Comissão entrega a José Maria estudo para implantar zoneamento por CNAE

Comissão entrega a José Maria estudo para implantar zoneamento por CNAE Comissão entrega a José Maria estudo para implantar zoneamento por CNAE

A comissão formada para implantar a REDESIM, chamada no Paraná de Empresa Fácil, em Ibiporã, entregou ao prefeito José Maria Ferreira, no final do ano passado, um estudo para implantar zoneamento por Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). A Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) consiste em um novo processo na abertura de empresa, que visa integrar todos os processos relacionados ao registro, abertura, fechamento, alteração e a legalização de empresas, o qual permite mais agilidade nos procedimentos, além de reduzir a burocracia para os empresários.

O estudo reúne em um único ambiente dados compilados de vários instrumentos legais visando facilitar a retomada da instalação da Empresa Fácil, REDESIM, sistema desenvolvido para modernizar as relações do ambiente de negócios do município. A reunião também contou com a presença da presidente do Comitê Gestor Municipal da Micro e Pequena Empresa e secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo.

Nomeada pelo prefeito José Maria em julho do ano passado, pela Portaria 367, a comissão é constituída por servidores das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Planejamento, Departamento de Tributação e Vigilância Sanitária. A comissão é presidida pela diretora do Departamento de Tributação, Débora Batista.

A primeira reunião foi realizada em 16 de novembro. Os representantes receberam planilhas contendo todos os CNAEs para preenchimento do grau de risco de acordo com os órgãos de origem. "Eles apresentaram suas dificuldades e dúvidas acerca dos procedimentos e debateram sobre a melhor forma de atuação. A equipe iniciou seus trabalhos adotando uma metodologia eficaz com o uso de planilhas de Excel, a qual permitiu a conclusão do estudo em tempo recorde - 47 dias", informa Lourdes.

Lourdes Narcizo agradece o empenho dos servidores para concretização deste estudo. "Em nome do Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa quero agradecer o envolvimento dos servidores, demonstrando todo o empenho e dedicação acerca da implantação do zoneamento por CNAE", destaca a secretária.

Os trabalhos seguem agora para adequações referentes à parte de informática, que ficaram a cargo da Secretaria de Tecnologia da Informação.