Indústria e Comércio

Publicado em: 14/03/2016 08:54

BBA Soluções em Aço será inaugurada em Ibiporã nesta terça-feira (15)

BBA Soluções em Aço será inaugurada em Ibiporã nesta terça-feira (15) BBA Soluções em Aço será inaugurada em Ibiporã nesta terça-feira (15)

Ibiporã abriu as portas e acolheu os empresários que buscaram na cidade novas oportunidades. O município tem festejado a concretização desta ação e bom relacionamento da administração com os empreendedores, através das inaugurações das empresas atraídas para a cidade, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio.  Só em 2015, foram 21 novas indústrias.

No próximo dia 15, terça-feira, o evento comemorativo será a inauguração oficial da BBA Soluções em Aço - 11ª indústria a instalar-se no Condomínio Empresarial Ibiporã, conceito pioneiro no Paraná. Os sócios-proprietários, colaboradores e fornecedores, juntamente com o prefeito José Maria, a vice-prefeita, Sandra Moya, e o secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik, celebram mais este passo importante do desenvolvimento industrial de Ibiporã.

A BBA Soluções em Aço atende construtoras do Paraná com o corte e dobra de aço. De acordo com a gestora do empreendimento, Flávia do Prado Moraes Batistella, quando foi idealizada a ideia de abrir a empresa, os sócio-proprietários, Flávio Bertin, Luiz Carlos Alves e Wlamir Rogério Batistella, que são de Londrina, queriam construí-la, a princípio, na cidade vizinha. "Entretanto, o mercado para o empresário estava bem fechado e as cidades próximas de Londrina passaram a ser a escolha principal para a edificação da BBA", explica ela.

Segundo Flávia, Ibiporã foi escolhida porque investiu no sonho junto com a empresa.  "A administração municipal tem uma visão empreendedora, algo muito difícil de encontrar nas gestões públicas, que muitas vezes dificultam a entrada de empresários dispostos a investir e progredir com a cidade. Neste momento conturbado, pelo qual o país vive, se não houver essa parceria entre o poder público e os empresários, o sonho não se realiza", afirma ela.

Ibiporã vem se desenvolvendo por causa da política estratégica criada pela administração municipal, que planejou o crescimento industrial da cidade, oferecendo espaços adequados para as indústrias, o que tem atraído mais o empresário. Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik, foi esta atitude que colocou Ibiporã como a terceira cidade que mais cresce no Paraná.

"Ninguém que é pobre fica rico do dia pra noite e com Ibiporã também está sendo assim. Saímos de uma cidade dormitório pra uma cidade classe média alta, uma das 100 melhores do país. Temos projetos e parceiros pra transformar Ibiporã em uma cidade rica nos próximos anos", expõe o secretário. "Parceiros como a BBA, uma empresa consciente do seu importante papel junto a cidade, por isso, este é o nosso lema na secretaria 'Boas empresas pedem uma boa cidade, venha crescer com a gente', complementa Eik.

A empresa está instalada em um terreno de 9.701 m², adquirido por meio de licitação, com área construída é de 2.314 m², divididos em barracão, escritório, refeitório e banheiros. Atualmente a BBA produz 100 toneladas de ferro cortado e dobrado por mês e conta com sete colaboradores. O objetivo é aumentar a produção para 1000 toneladas e construir, futuramente, um novo barracão. "Nossa intenção é ampliar nosso quadro de funcionários em 100%, até o final do ano. Contrataremos novos colaboradores aqui de Ibiporã porque acreditamos nas pessoas da cidade e queremos prestigiar este município que nos acolheu tão bem", afirma Flávia.

Além dos colaboradores, a gestora da BBA afirma que a empresa busca em Ibiporã os produtos que precisa. "Procuramos fazer tudo aqui, por exemplo, precisamos de uniforme, vamos atrás de uma empresa daqui para a confecção deste material. Quando recebemos fornecedores de fora, vamos a um restaurante de Ibiporã para almoçar", garante ela. "Queremos crescer e nos desenvolver com Ibiporã e seus moradores", acrescenta Flávia.

Conforme o prefeito José Maria, receber a BBA em Ibiporã é muita satisfação para toda a cidade. "O esforço da nossa administração em atrair empresas do setor metal mecânico foi grande, este sempre foi um dos nossos objetivos, em razão da cadeia de postos de trabalho e serviços que esta atividade possibilita à nossa comunidade. Além, claro, do agregado que gera, formando assim o nosso índice de ICMS", revela José Maria. "A BBA é uma empresa que nos próximos anos vai gerar mais empregos e tributos à nossa cidade", complementa o Prefeito.

Visita

O relacionamento do poder público de Ibiporã com as empresas, não fica restrito as negociações de atração. A administração municipal busca ser uma ponte de ligação dos empresários com outros empreendedores, além de fazer visitas para saber das necessidades das empresas e sua satisfação com o município.

Nesta terça-feira (08), a vice-prefeita, Sandra Moya, e o secretário de Indústria e Comércio foram até a BBA. Conheceram os colaboradores, todo o maquinário e funcionamento da empresa. "Fiquei impressionada com a estrutura da empresa, um barracão de mais de 2000 m, com investimento de R$ 5 milhões, planta moderna e equipamentos de ponta. A BBA vem atender a necessidade da construção civil de nossa região e mais importante, ainda, é a geração de empregos que ofertará aos munícipes de Ibiporã, dando oportunidade aos nossos trabalhadores", pontua Sandra.  "A BBA representa uma importante multinacional da marca ArcellorMital valorizando, cada vez mais, a qualidade do produto e consequentemente o nosso Condomínio Industrial", complementa a vice-prefeita.