Publicado em: 18/03/2016 11:45

CRAS promove ação voltada ao Dia Internacional da Mulher

CRAS promove ação voltada ao Dia Internacional da Mulher CRAS promove ação voltada ao Dia Internacional da Mulher

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Ibiporã promoveu nesta semana a primeira ação comunitária para as mulheres. Em homenagem ao mês da mulher, cerca de 150 usuárias atendidas nos CRAS Central e Gino Peretti (Residencial Terra Bonita) foram presenteadas com um dia de beleza e conscientização sobre os direitos femininos. A ação está prevista nos serviços do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). "Além de oportunizar a elas um momento para se embelezarem, reforçando a sua autoestima, também buscamos conscientizá-las sobre o significado do Dia Internacional da Mulher, sensibilizando-as sobre a importância de lutarem pela garantia de seus direitos", explicou a psicóloga Jéssica de Oliveira Cabrera.

No CRAS Gino Peretti as atividades ocorreram na quarta-feira (16) e no CRAS Central na quinta-feira (17), sendo as ações desenvolvidas no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Foram ofertados os serviços de corte e escova, manicure e maquiagem, sorteio de brindes e exposição dos trabalhos manuais produzidos por mulheres dos grupos de PAIF.

A iniciativa contou com o apoio da rede de serviços municipais e voluntários do Centro de Formação Lincoln Tramontini, de Londrina, e Centro Nacional Integrado de Cursos (Cenaic) Ibiporã, além de profissionais autônomos.

Moradora da Gleba Engenho de Pau, a agricultora Tereza Pauletti cortou os cabelos e foi maquiada. "Tenho muito trabalho na chácara e quase não tenho tempo para cuidar de mim. Quando me convidaram para esta ação logo aceitei porque merecia uma manhã de cuidados. Está tudo maravilhoso", elogiou Tereza.

Mãe de um bebê de seis meses, a dona de casa Maria Rosa da Silva também tirou um tempo para cuidar de si. "Tenho uma menina de 13 anos e agora com o bebê minha rotina está mais atribulada. Está sendo ótimo poder cortar o cabelo, fazer as unhas, me maquiar", comentou Maria Rosa.

Aos 72 anos, a moradora da Vila Semprebom, Aparecida Cândida Souza, nunca havia sido embelezada por profissionais. Aproveitou a ação comunitária para cortar os cabelos e pintar as unhas. "Quando era jovem gostava de me cuidar. Aí casei, comecei a cuidar da casa, marido, filhos e fiquei desleixada. Há algum tempo enviuvei e comecei a olhar um pouquinho mais para mim. Está sendo muito bom", afirmou Aparecida.

Os serviços ofertados no CRAS são: acolhida, escuta qualificada, busca ativa, encaminhamento, acompanhamento familiar e visita domiciliar, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos voltados às famílias e também aos idosos e, além do cadastramento e atualização do CadÚnico; orientações e atendimentos relacionados Programa Bolsa Família, Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e Benefícios Eventuais.