SAMAE

Publicado em: 21/03/2016 11:56

Samae e Kurica reforçam ações para melhorar coleta seletiva

Samae e Kurica reforçam ações para melhorar coleta seletiva Samae e Kurica reforçam ações para melhorar coleta seletiva

A Kurica Ambiental, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Prefeitura Municipal de Ibiporã reforçarão as ações de conscientização ambiental visando melhor informar a população sobre a coleta, separação e destinação adequada dos resíduos (orgânico, rejeito e reciclável) domésticos produzidos.

Segundo o diretor de Limpeza Pública, Miguel Gardini, a necessidade de intensificar as ações do "Recicle Agora Ibiporã", programa de coletiva seletiva diferenciada porta a porta, surgiu após questionário aplicado pela Canadá Pesquisas a 500 pessoas apontar que a maioria dos munícipes nunca tinha ouvido falar do programa de reciclagem e também desconhecer qual era a destinação adequada do lixo doméstico.

O questionário continha perguntas sobre o conhecimento do que era orgânico, reciclável e rejeito e sua destinação, avaliação sobre o Sistema de Coleta Seletiva de Ibiporã, conhecimento do programa de reciclagem e do site www.recicleagoraibipora.com.br.

A pesquisa revelou que 76,7% dos entrevistados não sabiam qual é a destinação adequada dos resíduos reciclados coletados; 70,2% desconheciam a destinação dos orgânicos e 75,6% os rejeitos. 92% dos pesquisados nunca acessaram o site do programa e 60,5% nunca ouviram falar do "Recicle Agora Ibiporã". A pesquisa também apontou que 32,4% dos entrevistados avaliam o Sistema de Coleta Seletiva de Ibiporã como ótimo e 52,6% como bom. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos. Intervalo de confiança de 95%.

De acordo com Gardini, o objetivo da pesquisa é nortear as ações que irão impactar na melhor separação e, por consequência, destinação final dos resíduos, aumentando seu percentual de pureza e diminuindo os resíduos aterrados diariamente em Ibiporã. "Em breve anexaremos à fatura de água um material informativo solicitando a colaboração dos moradores na correta separação, acondicionamento nos sacos de lixo (orgânico saco de lixo comum, rejeito, cinza, reciclável, verde) e colocação dos resíduos à disposição do coletor nos dias determinados pelo Samae. Também estamos treinando quatro estagiários para fiscalizar a separação do lixo nas residências e, caso necessário, sanar eventuais dúvidas", informa o diretor de Limpeza Pública. Gardini acrescenta que há outros projetos de educação ambiental formatados e serão implantados ao longo do ano.

A logística previamente definida entre a Prefeitura de Ibiporã, o Samae e Kurica Ambiental S/A, divide a cidade por setores, e em cada setor são realizadas diariamente rotas de coletas dos diferentes tipos de resíduos. Para facilitar a divisão dos dias e não deixar que ninguém perca o caminhão, a Kurica criou imãs de geladeira, que foram distribuídos em todas as residências e estabelecimentos comerciais. Esses imãs trazem, de maneira simples e de fácil visualização, os dias e os materiais que serão recolhidos em cada um dos setores.

Materiais específicos e diferenciados são produzidos constantemente para fortalecer o processo de conscientização ambiental de uma forma ampla. Os cronogramas de educação ambiental desenvolvidos entre o Samae e o setor ambiental da Kurica S/A contemplam apresentações artísticas em datas comemorativas, panfletagem no comércio, mensagens explicativas em carros de som, atividades de educação ambiental em escolas municipais , praças , e também em feiras livres.

Outra frente de atuação é a educação ambiental na comunidade escolar. No início do mês foi lançado o projeto "Composta Agora Ibiporã", cujo objetivo é a minimização de geração de resíduos orgânicos nas escolas municipais, introduzindo a vermicultura (compostagem utilizando minhocas) como redução de massa orgânica resultantes das merendas escolares, poda de gramas, folhas secas a qual proporcionará a geração de húmus (matéria orgânica depositada no solo, que resulta da decomposição de animais e plantas mortas, ou de seus subprodutos).

Destinação dos Resíduos

Orgânicos - Compostagem

A Kurica Ambiental utiliza os resíduos orgânicos coletados em Ibiporã, bem como dos grandes geradores da região de Londrina, para transformação em cinzas de caldeiras e podas trituradas (árvores e gramíneas).

Recicláveis - Triagem e Comercialização

Os resíduos recicláveis recolhidos na coleta integral em Ibiporã são encaminhados para a central de reciclagem, existente na Kurica Ambiental em Londrina. Após a segregação, alguns materiais são enfardados e assim encaminhados para a comercialização.

Rejeito - Aterro Municipal de Ibiporã

Tudo o que não pode ser reaproveitado (fraldas, papel higiênico, absorventes, papéis sujos, esponjas de aço, latas de aerossol, espelhos, lâmpadas, tomadas, espumas, embalagem com material corrosivo e/ou tóxico) vai para o aterro controlado, localizado ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto do Samae, na saída para Sertanópolis.

Das 1.200 toneladas de resíduos coletadas mensalmente em Ibiporã, 85% são aproveitados para reciclagem e 45% são orgânicos que se transformam em adubo. Cada munícipe gera uma média de 800 gramas de resíduos diariamente. "Apesar dos avanços, a população ainda precisa melhorar a segregação de seu lixo. Se o material orgânico vier com outros tipos de resíduos, prejudica o processo de compostagem. Se o reciclado tiver misturas, diminui seu valor de comercialização. Já o descarte de outros resíduos além do rejeito no aterro aumenta a quantidade de material a ser aterrada. Todos somos geradores de resíduos, por isso é responsabilidade de cada um separá-los e descartá-los corretamente", enfatiza Gardini.

Mais informações:

Kurica Ambiental -  (43) 3379-7719