SAMAE

 

Publicado em: 04/04/2016 10:43

SAMAE inicia orientação sobre a coleta seletiva em toda a cidade


Whatsapp

 

SAMAE inicia orientação sobre a coleta seletiva em toda a cidade SAMAE inicia orientação sobre a coleta seletiva em toda a cidade

 

 

O SAMAE está realizando uma ação educativa para orientar os munícipes sobre a coleta seletiva. Um comunicado com informações gerais sobre separação dos resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos está sendo entregue desde a última quinta-feira (31). O comunicado traz ainda um alerta sobre a destinação no dia correto. Caso os resíduos não estejam separados corretamente ou forem colocados no dia errado não serão levados pelo caminhão.

 

A informação é direcionada aos pequenos geradores definidos na Lei Municipal nº. 2.449/11, que são em sua maioria residências e pequenos comerciantes.

 

Segundo Claudio Buzeti, Diretor Presidente do SAMAE, está ação está prevista no planejamento da Educação Ambiental, executada durante o ano. "É importantíssimo a participação da população na separação, uma vez que se os residuos estiverem misturados, os custos com os processos tendem a aumentar muito", afirma ele.

 

A ação educativa alcançará todas as residências do município, estagiários e treinados para orientar o cidadão, caso tenha dúvidas estão realizando a atividade. Entretanto, no próprio comunicado estão à disposição, canais de comunicação aonde o munícipe poderá fazer suas ponderações e obter respostas às dúvidas relacionadas à coleta seletiva do município.

 

A ação foi desenvolvida com base em relatórios do SAMAE que apontam a persistência na mistura dos resíduos principalmente dos rejeitos junto com orgânicos. "É preciso que cada um faça a sua parte. A separação dos resíduos é uma obrigação legal de cada cidadão, todos temos que separar", expõe o Diretor de Limpeza Pública, Miguel Gardini. "Caso, a pessoa não tenha a embalagem no momento, ela deve tem que ligar no SAMAE e pedir, mas a separação correta tem que acontecer independente de ter a embalagem ou não", acrescenta ele.

 

Após essa ação o SAMAE colocará equipes para fiscalizar a separação nas residências, antes do caminhão passar coletando o lixo, caso haja alguma irregularidade o resíduo não será coletado.