Publicado em: 01/04/2016 15:22

Prazo para pagar IPTU com 20% de desconto foi prorrogado até dia 08

Prazo para pagar IPTU com 20% de desconto foi prorrogado até dia 08 Prazo para pagar IPTU com 20% de desconto foi prorrogado até dia 08

Administração municipal, por meio da Secretaria de Finanças informa que o desconto de 20% para o pagamento à vista do IPTU que encerraria no último dia 30 de março, foi prorrogado até a próxima sexta-feira, oito de abril, por meio do decreto municipal 109/2016. Entretanto para pagar com o desconto, o contribuinte precisa reimprimir o boleto no site da prefeitura, através do link (http://www.ibipora.pr.gov.br/conteudo/mostrar/id/2265) ou comparecer ao departamento de tributação.

Conforme o prefeito José Maria ocorreu um atraso na confecção dos carnês, o que prejudicou a distribuição dos mesmos. "A empresa é de fora e sofreu um acidente com a chuva que inundou a gráfica e acabou perdendo a maior parte do lote dos carnês do IPTU de Ibiporã", explicou o prefeito. "Por isso mudamos a data e prorrogamos o prazo, para que o contribuinte não fosse prejudicado", acrescentou José Maria.

O contribuinte que optar fazer o pagamento em conta única entre o dia 09 e 30 de abril, terá o desconto de 10%. Ainda há opção de parcelar o carnê em nove vezes, com vencimento para todo dia dez de cada mês, a partir de abril.

Isenção

Segundo a Lei 2.738/2014 estão isentas do pagamento do IPTU  2016, pessoas com mais de 60 anos de idade ou viúva cuja renda familiar seja menor ou igual a dois salários mínimos regionais da menor faixa ou piso salarial vigente; que seja proprietário deste único imóvel no município e que nele resida; cujo valor venal do imóvel não seja inferior a R$75 mil junto ao cadastro da Prefeitura, reajustado anualmente no mesmo percentual utilizado para todos os tributos.

A data limite para requerer isenção é 30 de abril. Os documentos necessários para protocolar o pedido do benefício, conforme o Decreto Municipal nº 36/2016, são: carnê do IPTU, comprovante de renda e despesa familiar (último mês), cópia do RG e CPF, comprovante de residência e certidão de bens negativa do Cartório de Registro de Imóveis.

A previsão da Administração Municipal é arrecadar este ano com o IPTU R$ 7,8 milhões, que serão investidos em obras e serviços municipais. "O IPTU é o esforço que o cidadão faz para contribuir com o tesouro municipal. Ele representa uma importante receita para o município, o motivo pelo qual tem sido possível a administração fazer construções e ampliações de CMEIs, escolas, postos de saúde e também contribui com a melhoria da pavimentação e sinalização da nossa cidade. Boa parte das obras são oriundas do IPTU. Agradeço, desde já, a todos os cidadãos que em um ano difícil se esforçarão para quitar os impostos municipais, em especial o IPTU", finaliza o prefeito José Maria.