Indústria e Comércio

Publicado em: 07/04/2016 16:01

12ª Empresa é inaugurada no Condomínio Empresarial Ibiporã

12ª Empresa é inaugurada no Condomínio Empresarial Ibiporã 12ª Empresa é inaugurada no Condomínio Empresarial Ibiporã

Os ibiporaenses têm celebrado diversas conquistas ao longo dos últimos sete anos. A administração municipal está empenhada em promover o desenvolvimento e crescimento do município, prova disso são as diversas novas obras na educação, saúde, esporte, assistência social, infraestrutura viária, capacitação profissional e promoção de renda. Entretanto, para que todas essas ações aconteçam é preciso investimentos financeiros.

Para realizá-las, o prefeito José Maria investiu em um novo modelo de política industrial, que hoje é modelo no estado. A última terça-feira, dia 05 de abril, ficará marcada na história desta "Terra Bonita", como um grande marco. A Relva Verde produtos naturais foi inaugurada no Condomínio Empresarial Ibiporã e oito novas empresas assinaram o contrato de compra e venda de terrenos industriais.

Com a inauguração da 12ª empresa do condomínio Empresarial e a atração das novas empresas, o sonho idealizado pela administração municipal, em 2009 está concretizando-se. "É uma alegria enorme estarmos celebrando mais estas conquistas da nossa cidade, que antes olhava Londrina, Cambé, Rolândia e via o que faltava em Ibiporã, o desenvolvimento econômico. Nosso município necessitava de uma receita maior para ser investida na qualidade de vida dos munícipes, através da prestação de serviços", expões o prefeito. "Hoje ainda falta recursos ao poder público, mas a situação é muito diferente, pois conseguimos financiar uma série de atividades, por meio do incremento da receita municipal, através do processo de industrialização e desenvolvimento econômico social que realizamos nos últimos anos", acrescentou José Maria.

A situação econômica de Ibiporã deu um grande salto positivo. O município do interior, antes visto por muitos, como uma cidade dormitório, hoje está entre as 20 maiores economias do Paraná, a terceira que mais cresce e ainda, o maior PIB per capta da Região Metropolitana de Londrina (RML). Além de o Valor Agregado ter crescido 126%, em sete anos, passando de R$ 661.539.470,00 em 2008 para R$ 1.393.713.087,00 em 2014. "Nesse período saímos de uma situação relativamente pobre, para uma de classe média alta. Entretanto, isso não é suficiente para nós, trabalhamos para fazer Ibiporã se tornar uma cidade rica e sem pobreza", avaliou o secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik. "Por todos os resultados que temos alcançados, posso afirmar que a receita nós já temos, só precisamos de mais tempo para terminar o trabalho", complementou ele.

Na contramão da atual crise pala qual o Brasil passa, Ibiporã trabalha para que os efeitos aqui sejam minimizados. "Nosso país enfrenta uma grande dificuldade em relação ao emprego, mas em Ibiporã temos buscado novas oportunidades para os nossos cidadãos. Através das empresas que estão se instalando aqui, por causa do nosso trabalho de atração, novas oportunidades no mercado de trabalho estão surgindo em nossa cidade", afirma a vice-prefeita, Sandra Moya.  "Hoje realmente é um dia de muita glória, porque todo o comprometimento de todos os colaboradores da nossa administração, nos permite celebrar momentos como este, no qual a soma de todos os esforções abrem espaço para o progresso da cidade e de seus munícipes", continuou a vice-prefeita.

Segundo o proprietário da Relva Verde, Gladiston Luiz Castro, a inauguração oficial da unidade de Ibiporã é o início e uma nova etapa na história da empresa. "Os princípios da Relva Verde continuam os mesmos, mas com essa inauguração um novo futuro se abre para o nosso trabalho. Sabendo, ainda, que os administradores de Ibiporã são tão decentes como são, nós empreendedores até ficamos felizes em pagar impostos, pois sabemos que serão revertidos para o bem da cidade e da população. Ficamos tranquilos para investir e crescer com o município. Essa comemoração é um momento de muita alegria e felicidade em todos os sentidos que nem consigo mensurar", revela Castro.

Novas Empresas

Neste processo de reestruturação industrial de Ibiporã, a administração colhe novos frutos deste trabalho, que acaba de ser oficializado, após assinatura do contrato de compra e venda dos terrenos industriais, nesta terça-feira (05), com a vinda de mais oito empresas para o município.

As empresas são de porte pequeno, médio e grande e atuam em diversos segmentos distintos entre eles: comércio varejista de laticínios e frios, fabricação de tintas, tabacaria, fabricação de plásticos, entre outros. "Buscamos diversificar as indústrias que se instalam no nosso município para não focar em apenas um ramo específico, pois em um momento de crise como este no qual vivemos hoje, as possibilidades de sucesso são multiplicadas", esclarece o secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik.

Segundo o prefeito José Maria, um dos diferenciais de Ibiporã na atração de novas empresas é o relacionamento do poder público com os empresários. "A primeira coisa que oferecemos é a seriedade. O empreendedor precisa acreditar nas pessoas responsáveis por conduzir as negociações, pois não é possível investir um sonho e economias em alguém ou lugar que não é de confiança", afirma José Maria. "O segundo quesito é o modo como recepcionamos os empresários. Buscamos, dentro da legalidade que a lei nos faculta, ser o agente facilitador e ajudar no que é preciso", acrescenta o prefeito.

Outro fator que favorece Ibiporã na atração de novas empresas é a logística fácil, próximo a um grande centro que é Londrina, próximo também do aeroporto e universidades, além da mão de obra qualificada. "Essas condicionantes tem favorecido Ibiporã a experimentar este sucesso no setor industrial", conclui o prefeito.