Publicado em: 13/04/2016 13:09

Educação promove ações de combate ao Aedes Aegypti

Educação promove ações de combate ao Aedes Aegypti Educação promove ações de combate ao Aedes Aegypti

Para reforçar a campanha de prevenção e combate à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, a Secretaria Municipal de Educação juntamente com as escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e complexos educacionais participaram da Semana Nacional de Mobilização da Família e da Comunidade Escolar no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, entre os dias 4 e 9 de abril de 2016. A semana foi escolhida porque no dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde.

Com o objetivo de orientar as ações, o Ministério da Educação disponibilizou um caderno de anotações e relato de experiências da Semana de Saúde na Escola. "A finalidade foi enriquecer o trabalho educativo dos professores para que, juntamente com alunos e toda a comunidade, promovam a prevenção, identificação e eliminação dos possíveis focos do mosquito. Além de incentivar a adesão de práticas sanitárias e sociais que podem impedir a proliferação do Aedes Aegypti", explicou a diretora municipal de educação, Aline Fontoura da Silva Moreno.

Durante a semana foram desenvolvidas atividades que envolveram aproximadamente 5.400 alunos da Rede Municipal de Ensino, simultaneamente os familiares e a comunidade escolar. Entre as atividades desenvolvidas destacam-se a caminhada de conscientização da população sobre a necessidade de eliminar possíveis focos no entorno das instituições de ensino, distribuição de materiais informativos e didáticos para a população, além de palestras, dramatizações, confecções de faixas e cartazes.

As escolas, CMEIs e os complexos educacionais já têm desenvolvido atividades com o objetivo de ampliar as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e outros temas sobre saúde coletiva, que são trabalhados interdisciplinarmente ao conteúdo do planejamento, por meio de projetos dentro e fora da sala de aula ao longo do ano letivo.

A administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, agradece ao empenho e participação de todos os envolvidos. "Estamos certos de que este tema continuará sendo discutido e trabalhado cotidianamente junto aos alunos e a comunidade, pois acreditamos que a educação e a prevenção são os melhores caminhos para vencer o mosquito", afirmou a secretária de Educação, Maria Margareth Coloniezi.

Recanto dos Baixinhos

Os alunos do CMEI Recanto dos Baixinhos desenvolveram diversas atividades durante a semana de mobilização de combate ao mosquito, entre elas rodas de conversas, confecção de cartazes e máscaras, coleta de objetos que possam acumular água, passeata, conscientização da comunidade vizinha, entre outras ações.