Publicado em: 25/04/2016 09:22

Inscrições abertas para Semana do Microempreendedor Individual

Inscrições abertas para Semana do Microempreendedor Individual Inscrições abertas para Semana do Microempreendedor Individual

Ibiporã realiza, de 02 a 06 de maioa Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Organizado pelo Sebrae em parceria com a Sala do Empreendedor, a 8ª edição da Semana Nacional do MEI acontecerá simultaneamente em todo o país.

Podem participar dessas ações todos os interessados em aprimorar sua gestão, aumentar a qualidade, produtividade e competitividade de sua empresa. As capacitações serão feitas por meio de oficina, consultorias e atendimentos. "Trata-se de mais uma ação promovida pela Administração Municipal focada em promover melhoria contínua dos trabalhadores, o que vem refletindo no desenvolvimento do município, um esforço integrado para fazer o melhor para a população", salienta a secretária do Trabalho, Sônia Regina Martins Alves.

O atendimento será feito na Sala do Empreendedor, localizada nas dependências da secretaria municipal do Trabalho, das 8 às 17 horas, pelo agente de desenvolvimento Adaueber de Paula e pela tecnóloga em gestão pública Mary Ellen Zanini Cruz. "Este ano os enfoques da Semana do MEI serão consultoria e orientação para a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN); conscientização sobre a necessidade de redução da inadimplência da categoria e informações sobre movimentação bancária com o acompanhamento da Receita Federal", pontua de Paula.

No dia 5 de maio, das 19 às 23 horas, será realizada a oficina "Sei Empreender", nas dependências da Agência do Trabalhador. Os interessados em participar da oficina e dos atendimentos individuais durante a semana devem fazer a inscrição antecipadamente, na Sala do Empreendedor -  Av. Dom Pedro II, nº 294, ao lado da Praça Pio XII.

O que é MEI

MEI significa microempreendedor individual. Para ser um MEI é necessário faturar bruto até R$ 60.000,00 por ano ou seja, média máxima de R$ 5.000,00 por mês, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.

O MEI será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Os microempreendedores individuais formalizados ganham vantagens empresariais, como a de emitir nota fiscal e melhores linhas de acesso ao crédito, bem como a proteção da Previdência Social, com direito à aposentadoria por idade, por invalidez, auxílio-maternidade e auxílio-doença.

Serviço:

Semana do Microempreendedor Individual

Quando: 02 a 06 de maio

Horário: 8 às 17 horas

Local: Sala do Empreendedor - dependências da Secretaria Municipal do Trabalho (Avenida Dom Pedro II, nº 294, ao lado da Praça Pio XII).

Mais informações pelos telefones: 3178-0223/3178-0224 e www.portaldoempreendedor.com.br