Publicado em: 27/04/2016 11:12

Lançada campanha de vacinação contra gripe em Ibiporã

Lançada campanha de vacinação contra gripe em Ibiporã Lançada campanha de vacinação contra gripe em Ibiporã

A vacinação de um grupo de idosos do Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI) marcou o lançamento da 18ª campanha de vacinação contra a Influenza (Gripe) em Ibiporã. A ação, realizada na tarde desta terça-feira (26), contou com as presenças da primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, representando o prefeito José Maria Ferreira, que se encontra em viagem oficial, da coordenadora da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sebastiana Caetano, a coordenadora de Saúde Mental, Carolina Santana Siqueira, a diretora de Atenção Primária em Saúde, Leiliane de Jesus, a secretária de Assistência Social, Ester Moura, a coordenadora do CCI, Vera Lucia Andreoli, além de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Além de receber a dose trivalente, que protege contra os três vírus da gripe mais circulantes atualmente no país - Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, os idosos tiraram medidas e receberam orientações nutricionais da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e receberam a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde.

Sebastiana aproveitou para ressaltar a importância da vacinação para o público-alvo da campanha: pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses até 4 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas  - mulheres no período até 45 dias após o parto-, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, indígenas, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas e trabalhadores e detentos do sistema prisional. "A campanha busca proteger principalmente pessoas que têm maior risco de desenvolver a forma grave da doença. Deste modo, podemos reduzir também o número de mortes por gripe", explicou.

Durante a cerimônia Eliana Eik enfatizou que há 18 anos Ibiporã vem imunizando uma parcela significativa da população e garantindo melhor qualidade de vida. "Aproveito a oportunidade para agradecer à dedicação e profissionalismo da equipe da secretaria de Saúde, que tem prezado por um atendimento resolutivo e humanizado à população", acrescentou a primeira-dama.

A aposentada Armildes Bruosi Splendor, 78 anos, era uma das idosas que garantiram a proteção contra a gripe. "Tomo a vacina desde que a campanha começou em Ibiporã. Há muito tempo que não contraio uma gripe forte. É muito importante se cuidar", destacou. Acompanhada do filho Gustavo, de 2 anos, a gestante Chiara Lucilena Pimenta foi convidada pela secretaria de Saúde para participar do lançamento da campanha. "Acho esta vacina muito importante. Mesmo quando estava fora do grupo de risco procurava a vacina em clínicas de imunização. Nunca mais tive gripe", revelou Chiara.

A mobilização começou segunda-feira (25) e segue até 20 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No dia 30 (sábado), Dia de Mobilização Nacional, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá a vacina contra a gripe, das 8 às 17 horas, nas Unidades de Saúde do Bom Pastor, Vila Esperança, San Rafael, Conjunto Henrique Alves Pereira (Serraia) e Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin (Posto Central). Equipes de odontologia das unidades de saúde também realizarão avaliação bucal e orientações aos que forem se vacinar. Para se imunizar é necessário levar o cartão de vacinação, Cartão SUS e documento de identificação. Os trabalhadores de saúde precisam portar documento que comprove o local de trabalho. Já os doentes crônicos que não realizam tratamento na rede pública necessitam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

De acordo com a secretaria de Saúde, 13.103 pessoas pertencem aos grupos prioritários no município. A meta é imunizar 80% desta população até o final da campanha. "É importante se imunizar o quanto antes, pois a vacina demora pelo menos duas semanas para fazer efeito. Já para crianças, é preciso completar o esquema vacinal de duas doses para que o imunobiológico conceda a proteção desejada", explica Sebastiana.

A vacina somente é contraindicada em caso de histórico de reação anafilática em doses anteriores e alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados.  Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Em Ibiporã nenhum caso de Influenza foi confirmado este ano.