Publicado em: 02/05/2016 12:30

Procura pela vacina da gripe supera expectativa em Ibiporã

Procura pela vacina da gripe supera expectativa em Ibiporã Procura pela vacina da gripe supera expectativa em Ibiporã

Ibiporã já atingiu cerca de 50% da meta de imunização contra a gripe somente na primeira semana da campanha de vacinação, iniciada em 25 de abril. Até agora, 5.138 doses da vacina contra a Influeza foram aplicadas nas pessoas pertencentes aos grupos considerados de risco pelo Ministério da Saúde - pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses até 4 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas  - mulheres no período até 45 dias após o parto-, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, indígenas, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas e trabalhadores e detentos do sistema prisional, o que corresponde a 48,94% da meta a ser atingida – 80% de cada grupo prioritário (10.500 pessoas).

No sábado (30), Dia Nacional de Mobilização Contra a Gripe, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana ficaram abertas para vacinar gratuitamente a população, a procura foi tanta que chegou a zerar o estoque de vacinas em algumas unidades de saúde. “Em anos anteriores costumávamos imunizar 30% da população na primeira semana. Agora já atingimos quase 50% da meta. Até agora, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e idosos foram os grupos que mais se vacinaram – 60 e 56,28% da meta, respectivamente”, informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sebastiana Caetano.

Sebastiana atribui a grande procura a alguns fatores, como a circulação antecipada do vírus e as notícias de mortes pela doença divulgadas pela mídia. “Se a corrida aos postos se mantiver, Ibiporã atingirá a meta antes do término da campanha, em 20 de maio”, prevê. Na campanha do ano passado Ibiporã imunizou 88,91% do público-alvo.

Segundo a coordenadora, a 17ª Regional de Saúde está recebendo as doses da vacina para abastecer os municípios da área de abrangência e a situação deve se normalizar até quarta-feira (04).

A vacina está disponível em todas as UBSs do município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para se imunizar é necessário levar o cartão de vacinação, Cartão SUS e documento de identificação. Os trabalhadores de saúde precisam portar documento que comprove o local de trabalho. Já os doentes crônicos que não realizam tratamento na rede pública necessitam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

É importante se imunizar o quanto antes, pois a vacina leva cerca de 15 dias para fazer efeito. “Com a chegada do frio, o risco só aumenta. Por isso, o ideal é que as pessoas não deixem para a última hora e procurem os postos de vacinação o quanto antes”, orienta Sebastiana.

A vacina – trivalente - é eficaz contra os três tipos do vírus da gripe mais circulantes no País - Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Em adultos, a dose é única. Já para crianças, é preciso completar o esquema vacinal de duas doses para que o imunobiológico conceda a proteção desejada.

A  imunização somente é contraindicada em caso de histórico de reação anafilática em doses anteriores e alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados.  Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Em Ibiporã nenhum caso de Influenza foi confirmado este ano.

Medidas de prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Serviço:

Vacinação contra a Gripe

Local: Disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde

Público-alvo: pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses até 4 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas  - mulheres no período até 45 dias após o parto-, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, indígenas, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas e trabalhadores e detentos do sistema prisional.

- Levar o cartão de vacinação, Cartão SUS e documento de identificação