Publicado em: 02/05/2016 09:39

Unidades de Saúde ganham aparelhos de ar condicionado

Unidades de Saúde ganham aparelhos de ar condicionado Unidades de Saúde ganham aparelhos de ar condicionado

Pensando no bem-estar e conforto dos usuários do sistema público de saúde e dos servidores, a Administração Municipal, por meio da secretaria de Saúde, está equipando as unidades de saúde de Ibiporã com aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

Segundo o diretor de Saúde, Ilto de Souza, foram adquiridos por meio de licitação 41 aparelhos de ar condicionado tipo split de diferentes capacidades de refrigeração e 100 ventiladores de coluna instalados nas salas de vacina, curativos, consultórios médicos e odontológicos, fisioterapia, farmácia e recepção dos postos de saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O valor investido é de quase R$100 mil provenientes de recursos governamentais e municipais.

De acordo com Souza, mais 79 aparelhos de ar condicionado serão adquiridos para atender às necessidades da secretaria de Saúde. O recurso - R$115 mil - para a compra dos equipamentos é da Secretaria de Estado da Saúde, pelo programa de qualificação da atenção primária do SUS (ApSUS). "A atual administração tem destinado recursos expressivos à saúde, construindo espaços, reformando e ampliando todas as Unidades Básicas de Saúde e também as dotando de boa estrutura. O objetivo é proporcionar conforto aos usuários da rede municipal de saúde, melhores condições de trabalho aos servidores, além de investir na qualidade da prestação de serviços e atendimento à população nessa área", ressalta o prefeito José Maria Ferreira.

Na UPA 24 horas foram instalados cinco aparelhos de ar condicionado - um na sala de raio x, três em consultórios médicos e um na sala de medicação. A unidade também possui o equipamento na farmácia e sala de emergência. "As pessoas que chegam aqui estão com a saúde debilitada. É importante acolhê-las de forma confortável e digna. Além do mais, ambientes mais ventilados e com temperatura controlada evitam a proliferação de doenças", enfatiza a coordenadora da UPA, Rosângela Domingues Pais. A UPA do Serraia atende uma média de 270 pacientes diariamente.

O Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin, entregue recentemente à população completamente reformado e ampliado, ganhou 15 aparelhos de ar condicionado instalados em diferentes espaços, entre eles a sala de fisioterapia e o consultório odontológico.

Na sala de fisioterapia o aparelho de 60.000 BTUs foi instalado há cerca de um mês. A climatização tem proporcionado um melhor envolvimento dos pacientes com o tratamento. "Algumas pessoas ficavam indispostas quando não havia ar condicionado, pois se gera calor com os aparelhos utilizados durante as sessões. Agora com a temperatura mais agradável isso não acontece mais e eles suportam melhor a manipulação", constata a fisioterapeuta Eliane Batista Acioli.

Realizando sessões de fisioterapia há um mês, Leonice Maria Menegon elogia a estrutura do espaço. "Está tudo muito bom. Como fica mais fresquinho até me animo a fazer os exercícios para o pescoço e ombros", comenta.

O consultório odontológico também ganhou um aparelho de ar condicionado potente. "Sem a climatização a nossa situação era difícil, alguns pacientes chegaram a passar mal. Agora conseguimos manter a privacidade do paciente em um ambiente agradável", comenta a dentista Rita de Cássia Custódio. "No começo minha filha sentia muito calor aqui, era desconfortável. Com a temperatura mais amena está mais disposta a encarar a cadeira da dentista", atesta Kelly Cristina dos Santos.

O Centro de Saúde atende a uma média de 800 pessoas diariamente, nas especialidades de clínica médica, pediatria, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia.