Publicado em: 23/05/2016 09:12

Exposição de trabalhos do “Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2016” é nesta terça-feira (24) Exposição de trabalhos do “Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2016” é nesta terça-feira (24)

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta terça-feira (24), a partir das 10 horas, no Auditório dos Pioneiros, a exposição do "Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2016". O tema desta sétima edição do prêmio - "Água - Um Bem Precioso", objetiva promover a criatividades dos alunos associada à consciência de que é preciso mudar de atitude urgentemente, no sentido de cuidar do planeta. Destacando que pensar na preservação e otimização do uso da água abrem caminhos para melhorar o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida das comunidades.

Este ano 155 trabalhos foram confeccionados por 609 alunos dos quintos anos de 13 escolas da Rede Municipal de Ensino, sob a coordenação de 20 professores de Artes e pedagogos. O desafio das equipes nesta edição foi confeccionar um quadro, tendo como matéria-prima resíduos recicláveis e reaproveitáveis, acompanhado de uma poesia que verse sobre o tema.

Como incentivo para participar do concurso, palestras interdisciplinares sobre o sistema de saneamento básico municipal, o uso racional da água e a importância da coleta seletiva foram ministradas pelo diretor de Limpeza Pública do Samae, Miguel Gardini, e a assessora de Artes e Projetos relacionados ao Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Educação, Isabel Aparecida Alves. "Mostramos também a participação do município em edições anteriores. O objetivo foi explorar a criatividade dos alunos e oferecer uma base antes de iniciar a elaboração dos trabalhos", explica a pedagoga.

Os trabalhos em exposição serão julgados por uma comissão formada por profissionais ligados às áreas de Meio Ambiente, Artes e Língua Portuguesa. Como Ibiporã inscreveu 100% dos alunos matriculados no 5º ano, terá o direito de classificar quatro trabalhos para a etapa regional, em Londrina.

Alunos de 14 municípios participam desta edição do prêmio. As equipes premiadas na etapa municipal ganharão medalhas de Honra ao Mérito e uma viagem de conhecimento ao Sítio do Carroção, único resort pedagógico do Brasil, em Tatuí (SP). Já na etapa estadual, o Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2016 distribuirá um notebook (para o 1º lugar), um tablet 10'' (2º) e um tablet 7'' (3º). Haverá ainda premiação do professor da equipe vencedora - R$ 12.000,00 em dinheiro (para o 1º lugar), R$ 4.000,00 (2º) e R$ 2.000,00 (3º). Já a escola vencedora levará R$ 40.000,00 (1ª colocada), R$ 5.000,00 (2ª) e R$ 3.000,00 (3ª). Os prêmios para as escolas terão que ser investidos na implantação de projetos pedagógicos que estimulem a consciência ambiental. Ibiporã participa do Prêmio Seara desde a primeira edição, tendo, inclusive, vencido edições anteriores.

O prêmio foi instituído em 1993 pela Seara Agropecuária, em parceria com a Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná.

Exposição de trabalhos "Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2016"

Quando: terça-feira (24)

Horário: 10 às 16 horas

Local: Auditório dos Pioneiros (Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã - antiga Estação Ferroviária)