Publicado em: 31/05/2016 16:19

Saúde oferece grupos de apoio para quem deseja parar de fumar

Saúde oferece grupos de apoio para quem deseja parar de fumar Saúde oferece grupos de apoio para quem deseja parar de fumar

Nesta terça-feira (31) comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987, a data serve como um alerta sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Dados da própria entidade se referem a uma epidemia global do tabaco que mata quase seis milhões de pessoas todos os anos. Dessas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes).

Dados da entidade revelam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, respondendo por 63% dos óbitos relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, 85% das mortes por doença pulmonar crônica, 30% das mortes por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago e outros), 25% dos óbitos por doença coronariana e 25% das mortes por doenças cerebrovasculares.

A previsão do órgão é que, se nada for feito, o mundo passe a registrar mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030, sendo que mais de 80% delas devem atingir pessoas que vivem em países de baixa e média renda.

A Rede Municipal de Ibiporã oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. Criado em 2005, o Programa Municipal Antitabagismo reúne grupos de pessoas que querem parar de fumar. Uma equipe multidisciplinar (médico, psicólogo, nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta, acupunturista) atende o grupo em sessões semanais.

Nos encontros são discutidos temas como a superação da abstinência e a maneira de lidar com o estresse gerado pela falta da substância, além do compartilhamento de experiências positivas ou das recaídas vividas pelo paciente em tratamento. Os profissionais utilizam materiais de orientação e tratamento, fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer e pelo Ministério da Saúde. As medicações são fornecidas conforme a necessidade e avaliação médica.  Após quatro encontros semanais, há um acompanhamento quinzenal durante dois meses e o paciente é observado ao longo de um ano. Mais de 300 pessoas já participaram do programa.

Atualmente há grupos de apoio nas Unidades Básicas de Saúde do Bom Pastor, Taquara do Reino e Centro de Saúde De. Eugênio Dal Molin (Posto Central). Todas as UBSs possuem também profissionais capacitados para oferecer orientações sobre o tratamento oferecido. Os interessados em participar devem deixar nome, endereço e telefone na UBS em que é atendido para serem chamados quando abrirem novas turmas.

Dicas para parar de fumar:

• É importante se conscientizar de que deseja parar de fumar, porque o cigarro faz mal a sua saúde e a das pessoas com as quais você convive;

• Marque um dia para parar de fumar definitivamente;

• No dia marcado, jogue fora o cigarro, o cinzeiro e o isqueiro;

• Cada vez que tiver vontade de fumar, tome um ou dois copos de água gelada e use o kit fissura, elegendo alimentos de baixa caloria: ele pode ser doce (cravo, canela em pau, ameixa seca, uva passa sem caroço, damasco picado) ou se preferir salgado (cenoura, erva doce, pepino, pimentão amarelo, verde e vermelho cortados em palito);
  • Escove os dentes logo após as refeições para bloquear a vontade de fumar;

• Pratique qualquer atividade física, como caminhar, todos os dias por trinta minutos contínuos ou fracionados ao longo do dia (10 minutos pela manhã, mais 10 minutos à tarde e 10 minutos à noite).