Publicado em: 22/06/2016 16:23

Prédios Públicos ganharão 280 câmeras de segurança

Prédios Públicos ganharão 280 câmeras de segurança Prédios Públicos ganharão 280 câmeras de segurança

Com o objetivo de proteger o patrimônio público e oferecer maior segurança aos servidores e à população, a Administração Municipal adquiriu 280 câmeras de monitoramento que serão instaladas em 16 prédios públicos de Ibiporã: Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Parque de Máquinas, Cemitério Municipal São Lucas, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin (Posto Central), Almoxarifado, Complexo Ferroviário, Centro Tecnológico do Trabalhador (CTTI), Centro Social Urbano (CSU), UBS Vila Esperança, UBS La Fontaine Corrêa (Conj. Agenor Barduco), Centro de Convivência do Idoso (CCI), CMEI Maria Galvão, Rodoviária e Academia ao Ar Livre da Secretaria de Esportes.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação (TI), Junior Aliano, o sistema de câmeras de monitoramento de prédios públicos fará uso de câmeras analógicas com captação de imagens em HD (720p ou 1080p) e também de câmeras IP de alta definição, possibilitando a identificação e melhor visualização das situações gravadas.

Todos os equipamentos possuem sensor de movimento e infra vermelho para filmar à noite.  "Cada prédio público receberá kits com 8, 16 ou 32 câmeras, de acordo com o tamanho e a necessidade de monitoramento de cada local. Basicamente, os locais de instalação contemplam as entradas e saídas dos prédios, áreas comuns de trânsito de pessoas (corredores, salas) de espera", explica Aliano.

Conforme o secretário, também foram adquiridos aparelhos (DVR ou NVR) para gravação das imagens captadas pelas câmeras de monitoramento. "Como todos os prédios possuem conexão de internet e alguns deles possuem ligação direta com o anel de fibra óptica próprio da Administração Municipal as imagens serão acessadas remotamente e visualizadas em tempo real no Centro de Controle Operacional (CCO), instalado no prédio da Prefeitura", esclarece Aliano.

O governo municipal investiu R$263 mil na aquisição do sistema de monitoramento (recursos municipais). A empresa responsável pela entrega e instalação das câmeras é a Infocable Infraestrutura e Tecnologia LTDA, de Ibiporã. A previsão é que dentro de três meses todas as 280 câmeras estejam instaladas.

O secretário de TI acrescenta que está sendo elaborado o edital de licitação para compra de mais 22 câmeras de videomonitoramento a serem instaladas em pontos estratégicos do município, como locais de grande circulação de pessoas e veículos, e também nas entradas e saídas da cidade, que são rotas de fuga para criminosos que cometem delitos em Ibiporã ou mesmo nos municípios vizinhos. As câmeras modelo "speed dome" são de alta resolução e oferecem ao operador uma visão de 360º do local monitorado. "Infelizmente estamos registrando muitas ocorrências de furtos, assaltos e vandalismo ao patrimônio público. O reforço do sistema de monitoramento tem a finalidade de coibir os atos criminosos. A polícia terá acesso ao banco de imagens para que auxiliem nas investigações", conclui o prefeito José Maria Ferreira.