Publicado em: 04/10/2016 12:46

Administração Municipal entrega melhorias em quatro CMEIs

Administração Municipal entrega melhorias em quatro CMEIs Administração Municipal entrega melhorias em quatro CMEIs

As duas últimas semanas foram de muitas conquistas para a educação ibiporaense. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, entregou obras de construção, reforma e ampliação de quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), garantindo espaços mais adequados, acolhedores e confortáveis para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

A primeira obra entregue foi a reforma e ampliação do CMEI Idalina Soares Sobreira dos Santos, no Jardim Bom Pastor. A unidade recebeu investimentos municipais de R$358.298,48, ampliando sua capacidade de 123 para 158 vagas. A reforma do CMEI contemplou a troca de todo o telhado, pintura, reparo de piso, troca do portão e rampa de entrada, melhoria dos banheiros e da área de banho/berçário, construção de muro e readequações na parte elétrica e iluminação. O espaço foi ampliado de 551,98 para 665,21 m², ganhando mais dois berçários, um banheiro e uma área de circulação. Este mesmo CMEI já havia passado por uma reforma em 2010.

Na sexta-feira (23) foi a vez da entrega do novo prédio do CMEI Recanto dos Baixinhos. Localizado na área central, em frente ao Colégio Estadual Olavo Bilac, o novo prédio substitui a antiga estrutura, que foi demolida por não servir mais ao propósito da administração, que é ofertar espaços físicos adequados à atividade. Com área de 1.236,23 m², o novo prédio possui 10 salas de aula, sendo uma multimeios, sala de professores, setor administrativo, refeitório, banheiros, inclusive para portadores de necessidades especiais, lactário, pátio coberto e aberto, playground e estacionamento.

Na semana passada ocorreram as cerimônias de entrega das ampliações dos CMEIs Professora Aracy Salinet Vieira, na quinta-feira (29), e Vanda Lúcia Aparecido Figueiredo (Cantinho Feliz) na sexta (30). O Aracy, localizado ao lado do Centro de Convivência Abílio de Paulo (CCI), foi ampliado em 465,28m², totalizando 1280,69m² de área construída,  ganhando quatro salas de aula com banheiros e duas salas de berçário com banheiro, pátio coberto e solário. O recurso municipal nesta obra foi de R$549.289,16. O CMEI atende atualmente 192 alunos. Com a melhoria, 65 novas vagas serão criadas, totalizando 257 alunos. A atual Administração Municipal já havia feito obras de reforma e ampliação neste espaço em 2012.

Já o CMEI Cantinho Feliz foi ampliado em 205,79 m², totalizando 900,65m² de área construída. A unidade ganhou mais três berçários, além de um banheiro com banheiras. Atendendo a uma reivindicação da comunidade escolar, o pátio descoberto foi ampliado para a realização de eventos. O investimento do governo municipal foi de R$322.610,30. A capacidade de atendimento será ampliada de 150 para 200 vagas, sendo 30 alunos de berçário I e 20 alunos de berçário II. O CMEI já havia passado por ampliação e reforma em 2012.

Agradecendo aos investimentos municipais na melhoria da educação infantil, a secretária de Educação, Márcia Justo de Souza, ressaltou que os alunos serão atendidos em espaços bonitos, modernos e adequados, melhorando a qualidade do ensino-aprendizagem e as condições de trabalho para os servidores. "Além de espaços adequados, as crianças receberão atendimento especializado, e com acesso a um conjunto de recursos inovadores e diversificados que permitirão o enriquecimento das aprendizagens e a melhoria da qualidade da prática letiva", expôs a secretária.

Parabenizando ao prefeito José Maria e à comunidade escolar pelas conquistas, a primeira-dama e presidente de honra da Associação e Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, enfatizou que os CMEIs são espaços de apoio aos pais que precisam deixar seus filhos para trabalhar mas, sobretudo, espaços educacionais. "Vocês, professoras, têm uma função importantíssima na vida destas crianças. É aqui que vocês dizem a elas - vocês podem, são capazes, e tornam-se modelos para elas. É aqui, no espaço do CMEI, que elas aprendem a se respeitar e a respeitar ao próximo", argumentou Eliana.

Com o término das reformas e ampliações dos CMEIs serão geradas cerca de 300 novas vagas na Educação Infantil. "É um momento de grande satisfação para a Administração Municipal entregar estas melhorias. Investimentos mais de R$3 milhões de recursos próprios, com mais de dois mil metros quadrados de área construída, fora as reformas e ampliações. Esta é a demonstração concreta do esforço administrativo e financeiro que Ibiporã está fazendo para atender a demanda por vagas, principalmente berçário. Com as novas construções, será ofertado um modelo adequado e funcional, aperfeiçoando e atendendo as necessidades da educação infantil do nosso município", assegurou o prefeito José Maria Ferreira.

A Administração Municipal tem investido recursos expressivos em educação. Nos últimos anos foram reformadas e ampliadas 21 instituições municipais de ensino, construídos cinco novos CMEIs e duas escolas municipais. Além da melhoria das estruturas físicas, há o investimento em recursos tecnológicos, como as lousas digitais, e a constante capacitação de professores, diretores, coordenadores pedagógicos e auxiliares.