Saúde

 

Publicado em: 21/10/2016 15:23

Centro de Saúde abre neste sábado (22) para atividades do Outubro Rosa


Whatsapp

 

Centro de Saúde abre neste sábado (22) para atividades do Outubro Rosa Centro de Saúde abre neste sábado (22) para atividades do Outubro Rosa

 

O Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin (Posto Central) abrirá neste sábado (22), das 8 às 16 horas, para coleta de exame ginecológico e avaliação clínica das mamas em mais de 100 mulheres que fizeram o agendamento. Também será possível marcar exames de ultrassonografia e de mamografia, quando necessários. As mulheres serão recebidas com um café da manhã.

 

Mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos fazem parte do grupo prioritário para a realização do preventivo de colo de útero, principalmente as que não realizam o exame há mais de três anos. Já a mamografia é indicada para mulheres acima de 40 anos, quando há risco familiar, e, especificamente, na faixa dos 50 a 69 anos, quando não houver.  

 

A ação integra a campanha "Outubro Rosa", movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama. Em Ibiporã, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza uma série de atividades para conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

 

Fachadas das UBS e órgãos públicos de Ibiporã estão decoradas com faixas cor-de-rosa em apoio ao movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama. A Secretaria de Saúde também solicitou aos órgãos da Administração Direta e Indireta que identifiquem o "Outubro Rosa" com material visual, como, por exemplo, uso de camisa ou camiseta rosa e laços de cetim na roupa. Também foi realizada uma panfletagem pelo comércio de Ibiporã conscientizando a população sobre a doença.

 

Algumas UBS abriram agenda extra no período noturno e aos sábados para a coleta do preventivo e avaliação das mamas. As unidades também estão realizando teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C, distribuição de material informativo e palestras e oficinas sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama em salas de espera e grupos de apoio.

 

 

O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama em 2016. O câncer de mama responde por cerca de 25% das novas ocorrências a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.