APMIF

Publicado em: 16/11/2016 16:27

Administração Municipal entrega obra de reforma e ampliação da Esforci

Administração Municipal entrega obra de reforma e ampliação da Esforci Administração Municipal entrega obra de reforma e ampliação da Esforci

A administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, juntamente com a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), mantenedora da Escola de Formação e Cidadania (Esforci), entregaram as obras de reforma e ampliação da escola, na última sexta-feira, dia 11.

A Esforci foi ampliada em 271,60 m², recebendo quatro novas salas de aula, banheiros feminino, masculino e exclusivo à pessoa com deficiência, além de cozinha equipada. A reforma contemplou a transformação da antiga cozinha em uma nova lavanderia.

A obra executada pela Norma Construções Civis LTDA e EPP recebeu investimentos inteiramente municipais no valor de R$ 414.415,34.

O investimento realizado na Escola de Formação e Cidadania já estava no planejamento da administração municipal, desde a primeira gestão. "Essa era uma obra muito aguardada por nossa administração. Tínhamos planos para reestruturar esse local desde 2009, entretanto, havia diversas questões mais urgentes para realizamos pelo município", justificou o prefeito José Maria. "Hoje é um dia muito feliz porque no fim do mandato podemos entregar mais uma obra a Ibiporã. Obra essa que demandou planejamento, empenho, dedicação em oferecer um espaço agradável, limpo e edificado de forma organizada para melhor poder atender aos nossos adolescentes e jovens. Nossa administração investe em vocês porque acreditamos no ser humano. Acreditamos que através da educação podemos transformar a realidade na qual vivemos. Usem esse espaço com responsabilidade pois foi feito para vocês", acrescentou o chefe do Executivo.

Atualmente a Esforci atende a 250 estudantes, entre 14 e 18 anos, nos períodos matutino e vespertino no curso de auxiliar administrativo, divididos na modalidade formação inicial (100 alunos) e formação continuada-profissionalizante (150 alunos). Por meio do curso profissionalizante, os estudantes são encaminhados ao mercado de trabalho como Jovens Aprendizes. Segundo a presidente de honra e coordenadora do projeto, Eliana Eik Borges Ferreira, todos já estão inseridos no mercado de trabalho. Realidade bem diferente de 2009 quando assumiu o projeto.

"Quando iniciamos o trabalho aqui na escola, apenas 40 alunos estavam inseridos no mercado de trabalho. Nossa equipe empenhou-se para oportunizar  que mais dos nossos jovens conquistassem o primeiro emprego. Na época, entramos em contato com a Juíza do Trabalho de Londrina que foi fundamental neste processo para aumentarmos as empresas parceiras e consequentemente o números de jovens aprendizes empregados", explica Eliana. "Acredito que é melhor prevenirmos do que remediarmos. Aqui é o lugar de darmos o melhor para que nossos estudantes cresçam em cidadania", finalizou a presidente de honra e coordenadora no projeto.

A Esfoci também oferece em parceria com o Senai o curso de auxiliar de linha produção. Entre os dias 21 e 25 de novembro as matrículas estarão abertas. Jovens entre 18 e 22 anos, que estejam concluindo em dezembro ou já tenham terminado o ensino médio podem se inscrever. O curso tem previsão de início na segunda quinzena de fevereiro de 2017.

As aulas práticas serão nas empresas. A carga horária trabalhista é de 8 horas/dia (entre prática e teoria). O contrato de aprendizagem terá carga horária de 40 a 44 horas por semana (varia de empresa para empresa), e a remuneração é o salário mínimo.

As inscrições podem ser feitas hora na própria Esforci (Rua Ezequiel Jorge, 400 - Centro/Ibiporã), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h, e das 13h30 às 16 horas.

Documentos necessários:

• 2 fotos 3x4 (recente);
  • Cópia da Certidão de Nascimento do Adolescente;
  • Cópia do RG, CPF e CTPS (Carteira de Trabalho) do Adolescente (se possuir);
  • Declaração de Matrícula Escolar (atual);
  • Último Boletim Escolar;
  • Cópia do RG e CPF do Pai e da Mãe ou responsável legal;
  • Cópia do Comprovante de residência (conta de luz recente);
  • Comprovante de Renda* (de todas as pessoas que trabalham na casa); (*em caso de trabalhador autônomo trazer declaração de renda reconhecida em cartório)

Rotatórias

Na última sexta-feira a Administração Municipal também entregou oficialmente as rotatórias ao lado da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Justino Alves Pereira (UPA 24h) e a rotatória próxima ao antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), na BR 369, cruzamento entre as Ruas Ronat Walter Sodré, Ângelo Sarábia e Luiz Carlos Zani.

A rotatória, próximo a UPA 24 horas, conta com 113, 04 m² recebeu investimentos próprios do município de R$ 63.251,84. Além da rotatória, o entorno recebeu obras de meio-fio, boca de lobo, muro de alvenaria, muro de arrimo, paver, piso tátil e sinalização.

A rotatória da BR 369, próxima ao IBC, recebeu investimentos municipais de R$258.991,35 e conta com 1.224 m². Para efetivar a construção, a administração municipal realizou melhorias na galeria de águas pluviais, além de aterramento, recape asfáltico, iluminação pública e sinalização vertical e horizontal.