Publicado em: 28/11/2016 15:29

Administração entrega Escola Municipal Prof. Nelson João Sperandio

Administração entrega Escola Municipal Prof. Nelson João Sperandio Administração entrega Escola Municipal Prof. Nelson João Sperandio

A Administração Municipal, por meio da secretaria de Educação, entregou oficialmente a Escola Municipal Professor Nelson João Sperandio, na última quinta-feira, dia 24. A escola foi construída pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, a pedido do prefeito José Maria, para atender a demanda crescente da região sul de Ibiporã.

Atendendo a solicitação da administração municipal foram investidos R$ 3.540 milhões na edificação da nova unidade de ensino do município, que conta com 3.098,72 m² de área construída, divididos em 12 salas de aula, diretoria, coordenação, secretaria, auditório, biblioteca, laboratório de informática, sala de grêmio, almoxarifado, cozinha, dispensa, refeitório, área de recepção, pátio coberto, estacionamento interno e quadra poliesportiva coberta com vestiários masculino e feminino.

Para atender a necessidade de receber os estudantes dos conjuntos habitacionais Miguel Petri, Said Mustafa Issa, Jamil Sacca, Agenor Barduco, Kaluana e Azaléia, a escola está em funcionamento, em meio as obras, desde de fevereiro de 2015. Atualmente, 310 alunos estudam em período integral na Escola Municipal Professor Nelson João Sperandio. A unidade de ensino conta com 22 profissionais de educação.

Segundo o prefeito José Maria, a inauguração oficial da escola foi um momento de alegria e satisfação, pois reforça o esforço e empenho em estruturar a região sul da cidade que ao longo dos últimos anos vem crescendo em ritmo acelerado.  "Investimos mais de R$ 80 milhões nessa região de Ibiporã, através da construção de mais de mil casas, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Unidade Básica de Saúde (UBS), infraestrutura viária, duplicação da Av. Ibrahim Prudente da Silva que está em andamento, quadra esportiva e agora podemos honrar o compromisso da escola", afirma o prefeito. "Tudo isso para que essa região possa ter o desenvolvimento humano, econômico e social com tranquilidade", acrescentou ele.

Conforme a secretária de educação, Márcia Vergínia Justo Martins de Souza, as instalações da nova escola são bonitas, modernas, funcionais e o ambiente educativo favorece o atendimento às crianças. "Acredito que trabalhar com educação é pensar em todas as fases do aprendizado e dar aparatos condizentes para proporcionar o desenvolvimento em cada uma delas. Pensar na primeira infância observando o futuro e dar as crianças instrumentos para que se desenvolvam. Trabalhar na segunda infância com senso de solidariedade, cooperação, pertencimento ao grupo e desenvolvimento intelectual", expões ela. "Trabalhar com educação é pensar na adolescência como o despertar das vocações, da noção política, ética e da dimensão existencial que o indivíduo carrega por toda a vida. E ver o jovem como construtor do nosso país, pleno de vigor e desejo de trabalhar, produzir e deixar sua marca no mundo", complementou a secretária.

A escolha do nome da Escola Municipal Professor Nelson João Sperandio deu-se pela generosidade e paixão pelo próximo, através da educação que o professor Nelson com todos seus alunos. "Muitos filhos de nossa cidade foram alunos do professor Nelson. É uma honra para nós, que tivemos a oportunidade de conviver com ele, que sempre demonstrou amor compreensão e paixão por educar. Desejo que esta escola seja reflexo da atitude humanitária deste grande professor", finalizou o prefeito José Maria.

A cerimônia de inauguração da escola contou com a presença de estudantes, pais, professores, a família do homenageado e servidores municipais. Ibiporã a cada ano, novas conquistas!

Conheça mais sobre o homenageado:

Nelson João Sperandio nasceu em 20 de dezembro de 1931 em Gaurama (Erechim) no Rio Grande do Sul, em uma família de 12 irmãos, filhos de Eugenio Sperandio e Euvira Orsi Sperandio.

A família chegou a Ibiporã em 1936, Nelson tinha cinco anos de idade. Aqui casou-se em 1955 com Inês Pelizer Sperandio com quem teve três filhos: Pedro Eugênio Sperandio, Nelson João Sperandio Junior e Elza Maria Sperandio.

Nelson Sperandio sempre teve a vida pautada na educação. Começou os estudos em Londrina, concluindo o curso primário no colégio Mãe de Deus e o ensino médio no Seminário Vicente Palotti.

Em 1957 contribuiu para trazer a Ibiporã a Rádio Emissora (Rádio Cultura do Norte do Paraná), hoje, Rádio Brasil Sul.

No ano de 1968 concluiu o curso de Geografia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina.

Mais tarde foi orientador e coordenador dos processos de reconhecimento da Faculdade de Medicina do Norte do Paraná e a Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis de Londrina, transformando-as na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Em 1972 tornou-se perito do Conselho Federal de Educação. Foi também diretor geral da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Na política foi vereador de Ibiporã entre 1961 e 1965. De 1964 à 1965 foi presidente da casa.

Professor Nelson faleceu em Londrina, no dia 31 de julho de 2007.