APMIF

Publicado em: 02/12/2016 14:33

Abertura do Natal em Ibiporã é neste domingo (04)

Abertura do Natal em Ibiporã é neste domingo (04) Abertura do Natal em Ibiporã é neste domingo (04)

Ibiporã dará início a sua programação natalina neste domingo (04) com a abertura do Natal, às 20 horas, na Praça Pio XII (em frente à Igreja Matriz). O evento promete encantar toda a família com apresentações artísticas do Circo Tangará, de Londrina, cantata de Natal com o musicista Roney Marczak e orquestra, chegada do Papai Noel e premiação dos 20 alunos que mais arrecadaram garrafas pet para a confecção de arranjos natalinos que enfeitam a cidade. Cerca de sete mil pessoas são esperadas para o evento.

O Natal na Praça Pio XII acontece durante este mês com uma extensa programação artística, sempre às 20 horas. Também haverá barracas de gastronomia.

O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Ibiporã, Escola de Formação e Cidadania da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Fundação Cultural de Ibiporã (FCI).

Decoração

Por mais um ano, ruas, rotatórias, prédios públicos e a Praça Pio XII  receberam a já tradicional decoração natalina confeccionada com garrafas pet. Este ano, cerca de 40 mil dão forma a cerca de 500 enfeites, entre árvores, caixas de presente, guirlandas, anjos, bonecos de neve, papais noéis, luminárias, velas. Alguns personagens foram confeccionados em fibra de vidro para dar um diferencial no acabamento. À noite, os arranjos ficam ainda mais bonitos por conta da iluminação especial. Na Praça Pio XII, o destaque é a casinha do Papai Noel, na qual foram utilizadas 15 mil garrafas pet. Todas as noites o "bom velhinho" receberá as crianças no interior de sua residência, decorada com cama, poltrona, presentes e até um pinheirinho.

Desde 2009 a APMIF é responsável pela decoração de Natal do município. A preparação começa no início do ano, quando alunos das escolas municipais e comunidade são convidados a arrecadar garrafas pet para a decoração. A confecção dos enfeites começa em julho, e envolve educadores, alunos, e funcionários da Escola de Formação e Cidadania (Esforci) da APMIF. Na reta final, os trabalhos ganham o reforço de funcionários da Prefeitura e do Samae.

Por questões econômicas e ecológicas, as estruturas de decorações utilizadas em natais anteriores são reaproveitadas. "Renovamos os enfeites limpando e lavando as peças, repintando, fazendo um novo acabamento", explica a presidente de honra da APMIF e coordenadora do projeto, Eliana Eik Borges Ferreira.

De acordo com Eliana, a participação dos alunos na confecção da decoração natalina de Ibiporã está inserida no programa de aprendizagem da Esforci. "O projeto socioeducativo além de trabalhar a cooperação, o espírito em equipe, a disciplina e responsabilidade com os alunos também incentiva a cidadania e educação ambiental, estimulando os cidadãos a assumirem responsabilidade com o meio ambiente, desenvolvendo conceitos de preservação por meio da reciclagem", justifica Eliana.

Comitivas de cidades paranaenses e de outros estados têm visitado Ibiporã para conhecer o projeto social, que trabalha a questão da sustentabilidade e serve como atrativo turístico e comercial. A decoração com garrafas pet também vem sendo utilizada em outras datas comemorativas, como Páscoa, Festa Junina Municipal e Primavera.