Publicado em: 05/01/2017 16:42

“Início da administração será centrada nos custos”, assegura João Coloniezi

“Início da administração será centrada nos custos”, assegura João Coloniezi “Início da administração será centrada nos custos”, assegura João Coloniezi

Em seu primeiro mandato à frente do Executivo, João Coloniezi assumiu a Prefeitura Municipal de Ibiporã no dia 1 de janeiro. Em entrevista ao Núcleo de Comunicação Social, Coloniezi respondeu a perguntas sobre as primeiras ações da atual administração, situação financeira da Prefeitura e medidas de contingenciamento de recursos, participação popular nas ações do Executivo e a relação com a Câmara de Vereadores. Confira:

1)    Quais foram as primeiras ações da atual administração municipal?

João Coloniezi - Estamos organizando as equipes, fazendo a nomeação dos secretários, conhecendo a estrutura de cada pasta, em relação a número e qualificação dos servidores, levantamento patrimonial, ações e projetos em andamento.

2)    Por que foi necessário que a Prefeitura suspendesse o atendimento ao público nestas primeiras duas semanas do ano?

João Coloniezi - Para que a contabilidade faça o fechamento contábil e financeiro do exercício anterior. É prudente manter a Prefeitura fechada para que a gestão anterior regularize as contas. Não posso abrir o caixa antes de encerrar o balanço contábil de 2016. Esta situação acabou colaborando com esta fase de transição, montagem da equipe de trabalho.

3)    Por conta da grave crise econômica que o país atravessa muitos novos prefeitos estão adotando medidas de contingenciamento de recursos. Qual é a situação financeira da Prefeitura de Ibiporã? Alguma ação prevista neste sentido?

João Coloniezi - O atual cenário político e econômico nacional afeta o Brasil como um todo, e em Ibiporã não é diferente. A população cresce e junto com ela as demandas nas áreas de saúde, educação, moradia. Tínhamos a expectativa de que a economia desse sinais de recuperação no final de 2016, o que não aconteceu. O momento é de muita cautela. É necessário critério na montagem da equipe para não agregar custos adicionais. Houve o cancelamento das Funções Gratificadas (FG) no final da gestão anterior, e agora teremos que ter bons critérios para o seu retorno. Recebi a prefeitura sem dívidas, mas tem sem nenhuma reserva em caixa. Temos que aguardar os repasses estaduais, federais e como será a arrecadação de impostos neste primeiro mês para avaliar o retorno do pagamento da gratificação. Reconheço que é um anseio do servidor. Ele assume mais responsabilidades e é justo que seja remunerado por isso. Por outro lado, o comprometimento da receita com a folha de pagamento está próximo do limite prudencial. Por isso, temos que tomar muito cuidado na gestão de pessoas, porque não existe perspectiva de crescimento da receita, e a folha, por si só, já tem seu crescimento vegetativo (pagamento de anuênios, quinquênios...). Obtivemos a informação de que muitos servidores requereram a aposentadoria no final de 2016 por conta das discussões sobre a reforma da Previdência. Isso cria um vácuo na administração pública. Veremos se estas funções poderão ser absorvidas por servidores do quadro. Caso não seja possível, vamos aproveitar o concurso vigente para nomear novos servidores.

Não faremos a fusão de secretarias. A estrutura da Prefeitura é antiga e enxuta. Neste início, possivelmente, algumas secretarias serão acumuladas por titulares de outras pastas. Outra medida de economia é o reforço no controle de despesas fixas como energia, telefonia, água, combustíveis e material de consumo.

4)    O que a população pode esperar da gestão João Coloniezi e Beto Baccarim? Qual será a participação popular nesta gestão?

João Coloniezi - A população costuma confundir administração de portas abertas com cofre aberto. Certamente o prefeito ouvirá a população, fará uma gestão voltada à melhoria da qualidade de vida das pessoas, tentando dar resolutividade a todas as secretarias. Contudo, o momento é crítico e precisamos fazer uma administração firme, centrada nos custos.

5)    Como será a relação entre o Executivo e o Legislativo municipal?

João Coloniezi - Já fui cinco vezes vereador em Ibiporã, conheço bem o funcionamento da Casa. Os vereadores querem a atenção do Executivo para atender as demandas do cidadão. E também será esta a nossa linha de atuação. Creio que será uma parceria profícua, na qual o município só terá a ganhar.