Publicado em: 16/02/2017 09:32

Núcleo de Defesa Social tem novo responsável

Núcleo de Defesa Social tem novo responsável Núcleo de Defesa Social tem novo responsável

O prefeito João Coloniezi empossou, no início de fevereiro, o novo responsável pelo Núcleo de Defesa Social, Euller Alexandre Gualberto.

O Núcleo é ligado ao gabinete do Prefeito Municipal e tem por finalidade a proteção dos bens, pessoas e serviços, instalações do município e apoio aos segmentos da administração direta e indireta e demais órgãos federais e estaduais de segurança pública. O Departamento de Trânsito, a Defesa Civil e o Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M) estão inseridos nas atribuições do Núcleo de Defesa Social.

Dentre as responsabilidades do órgão estão contribuir para a prevenção e a diminuição da violência e da criminalidade; estabelecer relação com os órgãos de segurança estadual e federal, visando à ação integrada no Município; apoiar a Defesa Civil na prevenção e remoção de moradias e pessoas em situação de risco e coordenar, em parceria com a Divisão de Trânsito, o planejamento, a regulamentação, o gerenciamento e a fiscalização do trânsito.

Em relação ao trânsito, Gualberto informa que em um primeiro momento a atenção maior da gestão estará voltada à melhor estruturação burocrática administrativa do Departamento de Trânsito e Urbanismo; realização de treinamentos e seminários de orientação voltados à capacitação dos agentes de trânsito; formação de um órgão colegiado (JARI - Junta Administrativa de Recursos de Infração), conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro; revisão (avaliação) do sistema de circulação viária; sinalização e estudos de viabilidade técnica para implantação de projetos de trânsito na cidade de Ibiporã.

O trânsito da cidade foi oficialmente municipalizado no dia 29 de outubro de 2016, por meio do Ofício nº 38/2016, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). "Até a formação da JARI os agentes municipais de trânsito concentrarão os trabalhos na orientação de motoristas e pedestres sobre irregularidades no tráfego, estacionamento em local proibido, novo sentido das ruas e travessia nas vias", explica o diretor do Departamento de Trânsito. Na semana passada, por exemplo, os servidores realizaram apoio e orientação no trânsito nas imediações das obras que estão sendo executadas no Conjunto Habitacional Miguel Petri (foto).