Publicado em: 15/03/2017 11:28

João Coloniezi recebe representantes do Cismel

João Coloniezi recebe representantes do Cismel João Coloniezi recebe representantes do Cismel

O prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, a secretária de Tecnologia da Informação, Janaine de Brito, e o responsável pelo Núcleo de Defesa Social (Nudes), Euller Alexandre Gualberto, reuniram-se na manhã desta terça-feira (14) com o secretário de Segurança Pública e Trânsito de Arapongas, Cesar Vinicius Kogut, e integrantes do setor técnico do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) para ouvir as demandas de Ibiporã, município consorciado, em relação à segurança pública e reportar as ações em andamento.

Segundo Kogut, visando à melhoria, está sendo realizado um levantamento do sistema de videomonitoramento do município. "Estamos conversando com os representantes dos 10 municípios integrantes do Cismel para fazer um levantamento das necessidades de cada um na área de segurança pública. Estamos buscando recursos para executar a reoperacionalização e o reaparelhamento dos sistemas de vídeo monitoramento. Também estamos fortalecendo os laços com a PM, objetivando uma maior integração no âmbito de segurança pública entre as cidades consorciadas", informou o secretário.

A equipe técnica do consórcio também apresentou o projeto "Muralha Virtual Veicular", cujo objetivo é o reconhecimento de veículos oriundos da tríplice fronteira - Argentina, Paraguai, Brasil e o Estado do Mato Grosso do Sul, através do sistema de LPR-OCR (câmeras de alta definição) para a identificação de veículos que transitam na Região Metropolitana de Londrina e, igualmente, veículos regionais com indicativos/procedente de atos investigativos ou de furto/roubo. "Os equipamentos a serem implantados são similares aos radares de velocidade, todavia, o intuito não é medir a velocidade, e sim a identificação de veículos que trafegam dentro da região, visando o reconhecimento de automóveis indicados com procedência de tráfico de drogas, descaminho, furto, entre outros", explicou Onofre.

O secretário acrescentou que o prefeito de Arapongas e presidente recém-eleito do Cismel, Sérgio Onofre, tem ido frequentemente a Brasília para conversas com representantes do Ministério da Justiça. O intuito é agilizar o andamento dos projetos de interesse do Cismel.

Os representantes do governo municipal colocaram-se à disposição do Cismel para colaborar no que for necessário, e reiteraram os esforços para desenvolver uma gestão mais eficaz e abrangente em ações preventivas e reativas no combate ao crime.