Cultura e Turismo

Publicado em: 24/03/2017 09:26

Ibiporã no Encontro Estadual de Gestores de Turismo

Ibiporã no Encontro Estadual de Gestores de Turismo Ibiporã no Encontro Estadual de Gestores de Turismo

Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo participaram na última semana, de 16 a 18 de março, do Encontro Estadual de Gestores de Turismo, realizado em Curitiba e promovido pela Paraná Turismo. O evento teve como objetivos capacitar os gestores municipais, sugerir ações estratégicas na área, informá-los sobre metas do plano estadual Paraná Turístico 2026 e proporcionar a troca de experiências entre gestores e profissionais das 14 regiões turísticas do Estado.

Ibiporã compõe a Região Norte, com outros 21 municípios e é um dos 17 cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro 2016. A Região Norte, caracterizada pelo café, tem como instância de governança regional a Adetunorp (Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná). Paralelamente à reunião de gestores, ocorreu o Encontro de Líderes Públicos e a 13ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, no espaço Expo Unimed.

O secretário de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio, que esteve acompanhado do jornalista da Secretaria, Jaime Kaster, destacou a importância da participação de Ibiporã para verificar de que forma os outros municípios estão divulgando seus atrativos e também para conhecer as diretrizes da Paraná Turismo e do Ministério do Turismo para o cadastramento de projetos, oferta de cursos gratuitos de capacitação na área do turismo e as exigências que os municípios terão que atender para obterem recursos.

Em relação a esses assuntos, tratou de projetos para busca de recursos com o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério, Adélio Rogério Antônio Cóser.

No mesmo evento, encontrou-se com o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, com a diretora técnica do órgão, Deise Bezerra, a chefe do Escritório Regional de Londrina, Sandra Camacho. À noite, na abertura do 23º Salão Paranaense de Turismo, o secretário encontro-se com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que ao ouvir falar sobre Ibiporã, lembrou-se de imediato da obra de Henrique de Aragão. "Tenho ótimas lembranças dele e de Ibiporã e quando quiserem trazer uma exposição das obras do Henrique aqui para Curitiba, coloco a prefeitura inteiramente à disposição de Ibiporã para apoiar", disse Greca.

Visita ao IPHAN e busca de parceria para a Casa de Artes

Em visita ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Curitiba, o secretário de Cultura e Turismo de Ibiporã, Agnaldo Adélio, acompanhado do jornalista Jaime Kaster, que coordena os projetos de recuperação da memória, encontrou-se no último dia 17/3 com o superintendente estadual do órgão, José Luiz Desordi Lautert, com o objetivo de estabelecer parcerias para viabilizar o início do processo de tombamento da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, onde morou e trabalhou por mais de 40 anos o artista plástico Henrique de Aragão.

Por se tratar de um espaço artístico e de memória privilegiado de Ibiporã, que está sob os cuidados do Município desde 2016, a administração municipal, em conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo, quer deste modo assegurar políticas de proteção à Casa e a todo o seu acervo artístico, que foi transferido para o Município pela família do artista, após sua morte, através de um processo intermediado pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário.

Museu do Café - Na oportunidade, foram mencionados os projetos realizados pelo Município na área de recuperação da memória, que tiveram apoio do IPHAN, foram discutidas novas parcerias e foi feita a prestação de contas e entrega de relatório anual referente às ações de cultura e turismo realizadas pela Prefeitura no Museu do Café - espaço da antiga estação ferroviária - conforme solicitação do IPHAN.