Cultura e Turismo

 

Publicado em: 24/03/2017 09:26

Ibiporã no Encontro Estadual de Gestores de Turismo


Whatsapp

 

Ibiporã no Encontro Estadual de Gestores de Turismo Ibiporã no Encontro Estadual de Gestores de Turismo

 

Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo participaram na última semana, de 16 a 18 de março, do Encontro Estadual de Gestores de Turismo, realizado em Curitiba e promovido pela Paraná Turismo. O evento teve como objetivos capacitar os gestores municipais, sugerir ações estratégicas na área, informá-los sobre metas do plano estadual Paraná Turístico 2026 e proporcionar a troca de experiências entre gestores e profissionais das 14 regiões turísticas do Estado.

 

Ibiporã compõe a Região Norte, com outros 21 municípios e é um dos 17 cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro 2016. A Região Norte, caracterizada pelo café, tem como instância de governança regional a Adetunorp (Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná). Paralelamente à reunião de gestores, ocorreu o Encontro de Líderes Públicos e a 13ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, no espaço Expo Unimed.

 

O secretário de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio, que esteve acompanhado do jornalista da Secretaria, Jaime Kaster, destacou a importância da participação de Ibiporã para verificar de que forma os outros municípios estão divulgando seus atrativos e também para conhecer as diretrizes da Paraná Turismo e do Ministério do Turismo para o cadastramento de projetos, oferta de cursos gratuitos de capacitação na área do turismo e as exigências que os municípios terão que atender para obterem recursos.

 

Em relação a esses assuntos, tratou de projetos para busca de recursos com o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério, Adélio Rogério Antônio Cóser.

 

No mesmo evento, encontrou-se com o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, com a diretora técnica do órgão, Deise Bezerra, a chefe do Escritório Regional de Londrina, Sandra Camacho. À noite, na abertura do 23º Salão Paranaense de Turismo, o secretário encontro-se com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que ao ouvir falar sobre Ibiporã, lembrou-se de imediato da obra de Henrique de Aragão. "Tenho ótimas lembranças dele e de Ibiporã e quando quiserem trazer uma exposição das obras do Henrique aqui para Curitiba, coloco a prefeitura inteiramente à disposição de Ibiporã para apoiar", disse Greca.

 

Visita ao IPHAN e busca de parceria para a Casa de Artes


Em visita ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Curitiba, o secretário de Cultura e Turismo de Ibiporã, Agnaldo Adélio, acompanhado do jornalista Jaime Kaster, que coordena os projetos de recuperação da memória, encontrou-se no último dia 17/3 com o superintendente estadual do órgão, José Luiz Desordi Lautert, com o objetivo de estabelecer parcerias para viabilizar o início do processo de tombamento da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, onde morou e trabalhou por mais de 40 anos o artista plástico Henrique de Aragão.

Por se tratar de um espaço artístico e de memória privilegiado de Ibiporã, que está sob os cuidados do Município desde 2016, a administração municipal, em conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo, quer deste modo assegurar políticas de proteção à Casa e a todo o seu acervo artístico, que foi transferido para o Município pela família do artista, após sua morte, através de um processo intermediado pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário.

 

Museu do Café - Na oportunidade, foram mencionados os projetos realizados pelo Município na área de recuperação da memória, que tiveram apoio do IPHAN, foram discutidas novas parcerias e foi feita a prestação de contas e entrega de relatório anual referente às ações de cultura e turismo realizadas pela Prefeitura no Museu do Café - espaço da antiga estação ferroviária - conforme solicitação do IPHAN.