Planejamento

Publicado em: 04/04/2017 13:37

Agentes de trânsito de Ibiporã participam de capacitação

Agentes de trânsito de Ibiporã participam de capacitação Agentes de trânsito de Ibiporã participam de capacitação

Agentes de trânsito de Ibiporã participaram na semana passada do I Seminário de Fiscalização de Trânsito de Ibiporã. A capacitação foi promovida pela Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Trânsito e Urbanismo.

O seminário ocorreu no auditório do Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), sendo ministrado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o cabo Odelávio Casassola e soldado Ledo, da Seção de Bombeiros de Ibiporã.

Os agentes atualizaram os conhecimentos em relação à aplicação da legislação de trânsito no âmbito municipal e orientações sobre a lavratura de autos de infração em consonância com as normas atuais. No quartel do Corpo de Bombeiros, os servidores receberam noções sobre Primeiros-Socorros, como aferição de sinais vitais e imobilizações em caso de acidentes e fraturas. "Os primeiros atendimentos costumam ser decisivos para a recuperação do paciente. A parceria com os agentes será fundamental para agilizar o atendimento à vítima e organizar o trânsito no local, evitando assim, outros acidentes", ressalta o cabo Odelávio.

Segundo o diretor do Departamento de Trânsito e Urbanismo, Euller Alexandre Gualberto, serão realizadas novas etapas de capacitações. "Dentre outras atividades, o Departamento está desenvolvendo um escopo de programações de qualificação profissional integradas com outros órgãos, com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais os agentes de trânsito no exercício de suas funções", informa Gualberto.

De acordo com o agente de trânsito Gabriel dos Reis Baratto, o seminário correspondeu às expectativas. "Além do papel fiscalizador, também somos responsáveis por ações educativas. Quanto melhor for nosso trabalho, mais a população compreenderá nosso papel e ajudará a melhorar o trânsito, fazendo com ele fique mais seguro e organizado", argumentou Baratto.

Municipalização do Trânsito

O trânsito de Ibiporã foi oficialmente municipalizado no dia 29 de outubro de 2016, por meio do Ofício nº 38/2016, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo o Denatran, Ibiporã está relacionada entre as 43 cidades do Estado do Paraná e 1.521 municípios do Brasil integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Dentre as principais atribuições do Departamento estão o planejamento e coordenação de ações de educação, orientação, supervisão e fiscalização, garantindo, com isso, a prevenção de acidentes, maior fluidez e segurança no trânsito, conforme o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Concernente ao direito de defesa de notificações e recursos de multa, conforme a natureza da penalidade, o Departamento de Trânsito disponibiliza, por meio da Divisão de Protocolos, localizada no térreo da Prefeitura Municipal, a relação de documentos necessários para efetiva abertura dos processos para análise, de acordo com a natureza da infração e/ou solicitação do requerente. Tal defesa/recurso será dentro do período tempestivo provido ou improvido.