Cultura e Turismo

Publicado em: 24/04/2017 12:47

Circuito das Capelas 2 abordará igrejas evangélicas históricas de Ibiporã

Circuito das Capelas 2 abordará igrejas evangélicas históricas de Ibiporã Circuito das Capelas 2 abordará igrejas evangélicas históricas de Ibiporã

Foi realizada na última terça-feira (18), na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a primeira reunião de apresentação do projeto "Circuito das Capelas II", que este ano abordará as igrejas evangélicas históricas da cidade. A iniciativa dá sequência aos projetos audiovisuais e publicações voltadas à recuperação da memória do município, realizados desde 2005 pela administração municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI).

O encontro contou com a presença de representantes de oito igrejas que integram o recorte histórico proposto para o projeto, ou seja, as instaladas em Ibiporã entre as décadas de 1930 e 1970: Primeira Batista (evangelista Diomar Carvalho), Assembleia de Deus - Sede (pastor Edy Campos, representando o pastor José Vilande), Metodista (pastora Cirlene Vachtchuk), Presbiteriana do Brasil (presbítero Roberval dos Santos), Presbiteriana Independente (IPI - pastores Clovis Hilário de Moura Junior e Romio Cardoso e o presbítero Claudinei Odajima), Adventista (pastor Rubem de Mello e Silva) e Igreja Só o Senhor é Deus (pastor Samuel Donansan). Os pastores Marcelo Ciaca (da Batista Central) e Clovis Hilário (da IPI) representaram também o Conselho dos Pastores de Ibiporã (OMEI). Só não compareceu o representante da Congregação Cristã do Brasil, fundada em 1952.

Durante a reunião, foi sugerida pelos membros da OMEI a apresentação do projeto no dia 31 de outubro deste ano em Ibiporã, data que marca os 500 anos da Reforma Protestante (liderada por Martinho Lutero em 1517, na Alemanha, e que deu início ao protestantismo).

O primeiro "Circuito das Capelas", que visitou e divulgou as 24 capelas espalhadas pelas área rural e pelos bairros, foi realizado entre 2014 e 2016, com grande aceitação e participação por parte da comunidade local. Já o projeto "Circuito das Capelas II" será feito sob um recorte de, no mínimo, 40 anos de história das igrejas protestantes na cidade. O objetivo é promover a recuperação da história e memória das igrejas evangélicas mais tradicionais do município. A meta é documentar, por meio de imagens (fotografia e vídeo), análise em acervos e relatos dos pioneiros, a trajetória de cada uma delas e o envolvimento que tiveram com a vida e com a história de Ibiporã.