Publicado em: 27/04/2017 09:31

Professores de Arte participam de oficina sobre Henrique de Aragão

Professores de Arte participam de oficina sobre Henrique de Aragão Professores de Arte participam de oficina sobre Henrique de Aragão

Professores de Arte da Rede Municipal de Ensino participaram nesta quarta-feira (26) de uma oficina sobre a vida e obra do artista plástico Henrique de Aragão. A formação foi ministrada pelo secretário de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio, que foi discípulo do artista, morto em 2015, aos 84 anos.

A oficina ocorreu na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, local onde Henrique mantinha o seu ateliê de trabalho (pintura, escultura, teatro, dança) e onde residia desde que chegou a Ibiporã, vindo de Campina Grande (Paraíba), em 1967. No mesmo espaço existe também uma galeria de arte com dezenas de suas obras. A Casa de Artes está há um ano sob os cuidados do poder público municipal e recebe visitas monitoradas.

Segundo a assessora da disciplina na Secretaria Municipal de Educação, Isabel Maia, as aulas sobre Henrique de Aragão constam na proposta pedagógica desde 2009 e são ensinadas aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Dentre os objetivos que foram traçados para essa ação conjunta estão o fomento ao conhecimento artístico entre alunos do 1º ao 5º ano, visando à criação e produção e preparar os professores para levarem esse conhecimento da cultura da cidade para as escolas e seus alunos.

Escultor, pintor, desenhista, diretor teatral, teatrólogo, poeta e animador cultural, Aragão é autor de centenas de obras que estão espalhadas por igrejas e espaços públicos do Norte do Paraná, como o "Monumento ao Passageiro", na rotatória das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste, próximo à Rodoviária de Londrina, o "Monumento ao Desbravador", na Praça Sete de Setembro, em Maringá, a pintura da Via Sacra na Catedral de Apucarana, além de várias obras espalhadas por Ibiporã, como Memorial do Cinquentenário, as obras da Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, a escultura do "Cristo Libertador", no Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã (antiga Ferroviária) e o "Museu de Esculturas ao Ar Livre", criado em 1989 pela Prefeitura Municipal e que se tornou um roteiro de visitação para turistas e artistas que vêm a Ibiporã conhecer de perto a arte do paraibano.

O artista plástico também fomentou o desenvolvimento de outras expressões artísticas em Ibiporã, incentivando a criação da escola de ballet, além de ter fundado e dirigido o primeiro grupo de teatro, da Casa de Artes, o grupo "Célula", base para a formação de atores, diretores, produtores e autores teatrais que ampliaram suas carreiras para outras cidades e Estados, além de ter orientado numerosos artistas plásticos, desenhistas e arquitetos renomados.