Cultura e Turismo

Publicado em: 03/05/2017 12:23

Ibiporã contrata 48 mil m² de asfalto com consórcio

Ibiporã contrata 48 mil m² de asfalto com consórcio Ibiporã contrata 48 mil m² de asfalto com consórcio

O prefeito João Coloniezi contratou na sexta-feira (28/04), junto ao Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar), a aquisição de dois lotes para recuperação asfáltica nos bairros. Cada lote representa aproximadamente 24 mil metros quadrados de área.

A assinatura do contrato ocorreu durante a solenidade de entrega de oito máquinas utilizadas para a pavimentação e recape asfáltico aos 123 municípios participantes do Cindepar. A cerimônia foi realizada no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina, e contou com os ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, da Justiça, Osmar Serraglio, e da Saúde, Ricardo Barros; a vice-governadora Cida Borghetti, os secretários estaduais da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; e da Segurança, Wagner Mesquita; o secretário chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho, os deputados federais Alex Canziani e Sérgio Souza, os deputados estaduais Alexandre Curi, Tiago Amaral, Tião Medeiros e Cobra Repórter, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais.

Os recursos são provenientes de emendas parlamentares e serão liberados por meio de dois convênios firmados entre o Ministério da Integração Nacional e o Cindepar. O investimento total é de R$ 2,78 milhões, sendo R$ 2,49 milhões de recursos federais e R$ 288,68 mil de contrapartida.

Com esses recursos foram adquiridos usina de Micropavimento, de Multidistribuidor, Caminhão tração 6x4, tanque pipa, rolo compactador vibratório, veículo pick-up, pá carregadeira, caminhão tração 8/2, rolo compactador liso, tanque pipa, caminhão toco 4×2 e caminhão 4×2 equipado com carroceria metálica com guindaste de 7,5t.

Recentemente a Câmara Municipal de Ibiporã aprovou Projeto de Lei autorizando o município a integrar o consórcio, visto como uma solução mais barata e ágil de se executar a reconstrução da malha asfáltica de Ibiporã nos próximos anos. "A ideia de consórcios para os municípios é muito importante, pois agiliza o processo e a execução das obras de asfalto. Além de baratear as obras. Ele não é composto com recursos do município, que apenas comprará o serviço oferecido pelo consórcio. E é isso que o município de Ibiporã vê como vantagem a sua participação", comentou o prefeito.

O Cindepar oferece recape por micropavimentação e fornece material para o serviço de tapa-buraco. O preço - R$ 5 por metro quadrado - é bem abaixo do praticado pelo mercado. Quando o município pede o serviço, o maquinário é deslocado à localidade. Cabe ao contratante oferecer combustível, hospedagem e refeições para os trabalhadores que vão executar a obra.

Ao todo, 123 municípios participam do Cindepar criado em 2013, para atender às demandas de pavimentação asfáltica nos municípios da região norte e central do Estado. Hoje, as Prefeituras integrantes também estão investindo em ações de intercâmbio de informações e cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural e em cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos integrantes. A sede do consórcio fica em Astorga (Noroeste).