Publicado em: 04/05/2017 15:12

Dia do Trabalhador é celebrado com Prova Pedestre Adriana de Souza

Dia do Trabalhador é celebrado com Prova Pedestre Adriana de Souza Dia do Trabalhador é celebrado com Prova Pedestre Adriana de Souza

O feriado do Dia do Trabalhador, celebrado na segunda-feira, 1º de Maio, foi mais uma vez comemorado em Ibiporã com a realização da tradicional Prova Pedestre Adriana de Souza.

Em sua 17ª edição, a corrida de rua promovida pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serla), reuniu 1.028 participantes - de crianças a idosos - da cidade, municípios da região, outros estados, além de competidores estrangeiros. Adriana de Souza, atleta ibiporaense que dá nome à prova, veio de Cascavel, onde treina atualmente, para participar da corrida na categoria cinco quilômetros munícipe, na qual foi vencedora. Dentre os títulos conquistados por Adriana estão o vice-campeonato da Corrida de São Silvestre, em 2002, o bicampeonato sulamericano de Cross Country e o tricampeonato da Copa Brasil de Cross Country, além de destaque regional no Campeonato Paranaense nos últimos anos.

A prova foi dividida em categorias e todas as largadas foram na Avenida dos Estudantes, em frente à Câmara Municipal. Foram disponibilizados pontos de hidratação e também o fornecimento de frutas e barras de cereais para a reposição dos nutrientes dos competidores.

As crianças e adolescentes foram os primeiros a correr, disputando nas categorias Sub 10 (500 metros), Sub 13 (750 metros) e Sub 15 (1000 metros). Medalhas especiais foram distribuídas aos três primeiros colocados na premiação geral e moradores de Ibiporã.

Na categoria adulto, o desafio foi maior para os corredores este ano, pois os percursos aumentaram de quatro para cinco e de oito para 10 quilômetros. O prefeito João Coloniezi deu a largada para o percurso de cinco quilômetros. O vencedor da categoria geral masculino foi Marcelo Barbosa de Souza, com um tempo de 15min25seg. Já no feminino o primeiro lugar ficou com Franciele Maria da Silva, que concluiu o percurso em 17min44seg. Já a categoria munícipe foi vencida por João Marco dos Santos (17min18seg) e Adriana de Souza (20min06seg). Também foram premiados os segundos e terceiros colocados masculino e feminino geral e moradores de Ibiporã.

Disputando o percurso de 10 km, os quenianos fizeram o melhor tempo da prova. Workiye Zewde Wosenu ficou em primeiro na categoria geral masculino estrangeiro, com 29min21seg. Leah Jerotich foi a campeã no feminino, completando a prova em 32min58seg. Já na geral os vencedores foram: Cezidio Neto (29min26seg) e Joziane Cardoso (33min58seg). Na categoria munícipe os primeiros colocados foram Bruno Silva (33min57seg) e Mariana Angela Rossaneis(36min54seg). Também houve premiação por faixas etárias.

Quase R$15 mil foram distribuídos aos primeiros colocados nas provas de cinco e 10km. Como incentivo, todos os que completaram o trajeto receberam uma sacola contendo medalha de participação, squeeze e barra de cereais. Outra grande novidade da prova este ano é que a Serla levará para a tradicional Corrida de São Silvestre, a ser disputada no dia 31 de dezembro, em São Paulo, os três primeiros colocados dos 10km (masculino e feminino) e o primeiro colocado da "Adrianinha" Sub 15 municipal (masculino e feminino) com direito a um acompanhante. A secretaria custeará as despesas com transporte e inscrição.

A secretária de Esportes, Cláudia Guandalini, comemorou mais uma edição da prova. "Tivemos novamente uma boa participação, tanto de público como de atletas. Parabéns, corredores! Vocês mostraram que o atletismo não é buscado hoje apenas como um esporte de alto rendimento, mas uma atividade física prazerosa, que faz bem tanto para o corpo como para a mente. Contamos sempre com vocês para abrilhantar este evento", comentou Claudia.

O prefeito João Coloniezi agradeceu o empenho da Serla pela organização do evento. "É um momento de grande alegria para a Administração Municipal celebrar tão importante data com um evento democrático, que incentiva a qualidade de vida por meio de uma modalidade esportiva que projeta nacionalmente ibiporaenses e ganha cada vez mais adeptos", ressaltou. Na oportunidade, o professor de Educação Física João Ibrahim Zacheo, organizador da 1ª Prova Pedestre Adriana de Souza, foi homenageado pelo governo municipal.

A 17ª Prova Pedestre Adriana de Souza é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Serla, patrocínio da Caixa Econômica Federal, e apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samae, SuperSul, Muffato, Quaker, GB Adesivos, Academia Ativaforma e Vitapoint.

Confira neste link o resultado: