Publicado em: 12/06/2017 16:47

Vacinação contra a gripe continua para grupos prioritários

Vacinação contra a gripe continua para grupos prioritários Vacinação contra a gripe continua para grupos prioritários

Seguindo a orientação da Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificará esta semana a imunização dos grupos prioritários contra a Influenza (gripe) - pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses até 4 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas  - mulheres no período até 45 dias após o parto-, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, indígenas, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais, que possuam prescrição médica,  trabalhadores e detentos do sistema prisional e professores do ensino regular e superior de escolas públicas e privadas.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sebastiana Caetano Riechel, a secretaria possui em estoque cerca de 600 doses da vacina, o que daria para atender apenas o público-alvo da campanha. "Deste montante, ainda precisamos reservar vacina para algumas crianças de cinco a nove anos com comorbidade, que precisam tomar a segunda dose. Caso a 17ª Regional de Saúde nos encaminhe mais doses, estenderemos a oferta da vacina para públicos específicos", explica Sebastiana.

Até quinta-feira (08), 9.227 pessoas pertencentes aos grupos prioritários haviam se imunizado contra a Influenza no município. O número corresponde a 88,04% da meta de campanha, que é de atingir 90% do público-alvo - 10.481 pessoas. "A nossa maior preocupação é com as gestantes e crianças (72,92 e 67,82% de cobertura vacinal, respectivamente). É importante que os pais levem seus filhos para serem vacinados. Este é um público que depende da decisão dos adultos para garantir a proteção. Quanto às gestantes, na pandemia de 2009 o Paraná teve muitos registros de grávidas internadas em decorrência da doença, inclusive com mortes", alerta Sebastiana. A definição de quem tem direito à imunização pelo sistema público está baseada na epidemiologia da doença, ou seja, aqueles que historicamente têm apresentado complicações e até mortes por influenza.

O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto. A vacina é eficaz contra os três tipos do vírus da gripe mais circulantes no País - Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B). Em adultos, a dose é única. Porém, em crianças com idade até oito anos, pode haver a necessidade de duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Vacinação nas UBS

A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente nas nove Unidades Básicas de Saúde de Ibiporã. Para ser vacinado é necessário apresentar a Carteira de Vacinação e documento de identificação com foto; solicitação médica que conste a doença de base, para os doentes crônicos; declaração da instituição que é vinculado e documento de identificação com foto, para professores e o registro de nascimento ou declaração de nascidos vivos, para as puérperas.

Medidas de prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.