Publicado em: 20/06/2017 13:05

Prazo para adesão ao Refis vai até 31 de julho

Prazo para adesão ao Refis vai até 31 de julho Prazo para adesão ao Refis vai até 31 de julho

Contribuintes em débito com a Fazenda Municipal podem colocar os tributos municipais em dia aproveitando os benefícios do Programa de Regularização Fiscal de Ibiporã (Refis). O Refis incentiva os contribuintes que por quaisquer motivos não pagaram seus impostos a fazerem o pagamento ou parcelamento dos débitos tributários constituídos até o dia 31 de dezembro de 2016 pelo Município, relativos a impostos, contribuições de melhorias e taxas, independente de serem objetos de execução fiscal ou terem suas exibilidades suspensas. O ingresso no Refis está condicionado ao parcelamento de todo o débito tributário atualizado.

Este ano, em caso de pagamento à vista de débitos fiscais, será concedido o desconto de 80% de multa moratória e de juros de mora. Os débitos fiscais poderão ser pagos em parcelas iguais, mensais e sucessivas, sendo que o montante mensal não poderá ser inferior a R$ 50,00, com um limite de até 24 parcelas. A adesão ao Refis implicará no cancelamento automático do parcelamento anteriormente realizado pelo contribuinte. "É de amplo conhecimento a atual situação financeira do país, em virtude da crise que assola de modo geral a população. Logo, o Poder Público se vê na obrigação de adotar medidas diferenciadas para conjugar suas necessidades com as possibilidades dos contribuintes", afirma o prefeito João Coloniezi.

O não pagamento das parcelas mensais por três meses consecutivos exclui o contribuinte do Refis. Outra condição para ser excluído do programa é no caso de insolvência judicial, no caso de contribuinte pessoa física, ou decretação de falência, quando pessoa jurídica.

A opção pelo Refis poderá ser formalizada pelo contribuinte até o dia 31 de julho, mediante assinatura do Termo de Opção pelo Refis, conforme estabelecido pela secretaria municipal de Finanças. O termo está disponível no Departamento de Tributação, localizado no piso térreo da Prefeitura Municipal de Ibiporã. O contribuinte (pessoa física ou jurídica) deve comparecer munido de documentos pessoais e do documento do imóvel (contrato, escritura). Também será a oportunidade de fazer a atualização cadastral.

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Procuradoria Geral do Município (PGM) deve encaminhar toda a dívida ativa não quitada ao Fórum para execução fiscal, gerando assim possíveis custas processuais e outros encargos. "É importante que o contribuinte regularize a sua situação o quanto antes, para evitar as filas de última hora e execução fiscal", orienta o secretário de Finanças, Edson Aparecido Gomes.

Em 2016 o Município negociou R$1.975.383,94 e recebeu R$1.424.496,80. Gomes ressalta a importância do pagamento dos tributos municipais para os investimentos em áreas importantes, tais como educação, trabalho e saúde. "O IPTU e o ISS são um dos poucos tributos cujas receitas ficam integralmente no município, não precisando ser divididas com nenhuma outra esfera de governo - Estado e União", explica o secretário.

Para fazer a negociação não é necessário agendar horário no Departamento de Tributação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h, na Prefeitura de Ibiporã, no piso térreo.

Mais informações: 3178-8472 ou 3178-8474.