Publicado em: 03/07/2017 11:51

Alunos participam do 5º “Bombeiro por um Dia”

Alunos participam do 5º “Bombeiro por um Dia” Alunos participam do 5º “Bombeiro por um Dia”

Antecipando as comemorações pelo Dia Nacional do Bombeiro, celebrado no domingo (02), o 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ibiporã, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última sexta-feira (30) a 5ª edição do “Bombeiro por um Dia”. O projeto tem como objetivo conscientizar alunos do quinto ano de escolas públicas da Rede Municipal de Ensino e privadas sobre a importância do Corpo de Bombeiros para a sociedade.

Como parte do evento, as crianças visitaram a corporação de bombeiros do município, onde também tomaram café da manhã. Depois foram encaminhadas à praça Pio XII para entender melhor como funcionam algumas atividades práticas do Corpo de Bombeiros. Os alunos aprenderam noções de combate a incêndio, primeiros socorros, conheceram os principais equipamentos e os veículos utilizados pela corporação.

De acordo com secretária de Educação, Margareth Coloniezi, durante 40 dias os professores realizaram um trabalho de conscientização com os alunos, os quais pesquisaram, estudaram e produziram redações sobre a profissão de bombeiro. “Consideramos essa atividade muito importante porque é uma forma de conscientizar as novas gerações sobre a importância das profissões, do respeito humano e do comprometimento ético”, afirmou Margareth.

Cerca de 600 alunos participaram do concurso de redação. Os dois melhores de cada turma tornaram-se “bombeiro por um dia”, participando das atividades do projeto. “Este já é o quinto ano do evento, que visa integrar a corporação e a comunidade escolar não apenas de Ibiporã, mas também de Jataizinho e Assaí. Ver a curiosidade e o respeito estampados nos rostos dessas crianças nos enche de emoção e nos incentiva a encarar os desafios diários da profissão”, comentou o cabo Odelávio Casassola.

Presente às atividades, o prefeito João Coloniezi parabenizou a iniciativa. “Agradecemos à Seção do Corpo de Bombeiros de Ibiporã e à Secretaria de Educação por se engajarem neste projeto que valoriza estes heróis anônimos espalhados por quartéis de todo o país que diariamente somam esforços para salvar vidas e bens alheios. Certamente o dia de hoje será inesquecível para estas crianças, contribuindo para a formação de cidadãos melhores”, concluiu o prefeito.

Dia Nacional do Bombeiro

A data foi instituída como Dia Nacional do Bombeiro em 1954 por meio do Decreto Federal Número 35.309 assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, que instituiu a homenagem em função das demonstrações populares de apreço pelos profissionais em razão das constantes provas de valor e bravura dos integrantes destas Corporações.

A escolha da data deu-se em razão da criação em 2 de julho de 1856, através do Decreto Imperial Número 755 pelo Imperador Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros Provisórios da Corte - embrião do serviço de bombeiro e das Corporações de todo o país.