Publicado em: 06/07/2017 11:01

Proerd volta às salas de aula no segundo semestre

Proerd volta às salas de aula no segundo semestre Proerd volta às salas de aula no segundo semestre

"Luz, Câmera, Ação". Mais de 600 alunos matriculados no quinto ano da Rede Municipal de Ensino de Ibiporã terão aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no início do segundo semestre, em agosto. A garantia de retomada do programa no Município foi confirmada em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (03) entre o governo municipal e o comando da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC).

Estiveram presentes à reunião o prefeito João Coloniezi, a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, a diretora da secretaria, Aline Fontoura, a secretária do Trabalho, Maria Romana, a vereadora Mari de Sá, o comandante da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, capitão Josmar Francisco Moreira, e o subcomandante do 4º BPEC, 2º tenente Prado.

Segundo capitão Moreira, os soldados Bento e Luana serão os responsáveis pela aplicação do programa para as 24 turmas. Uma vez por semana, durante seis meses, eles irão às salas de aula trabalhar com os estudantes diversos temas (bullying, educação no trânsito, inclusão social e o trabalho da Polícia Militar), visando à formação do aluno para resistir às drogas e outras formas de pressão.

As atividades são interlegadas às demais disciplinas, trabalhando situações como produção de textos, estatísticas, gráficos entre outras atividades, promovendo uma interdisciplinaridade entre as diversas matérias do currículo escolar. Os alunos participam de um concurso de redação sobre os assuntos trabalhados em sala de aula e as melhores são premiadas no dia da formatura. Durante o evento, os formandos comprometem-se a ficar longe das drogas e evitar a violência.

Em Ibiporã, o programa é aplicado desde 2001, apenas um ano após o Proerd ter chegado ao Paraná. "Mais de 12 mil alunos participaram do programa em Ibiporã. Quando um município chega ao oitavo ano do Proerd, consequentemente temos uma sociedade renovada, que sabe discernir o bem do mal", enfatizou o comandante do 4º BPEC.

O prefeito João Coloniezi e a secretária de Educação agradeceram os esforços da Secretaria de Estado da Segurança Pública e PM para manter esta longa e profícua parceria com o Município. "Graças ao Proerd constatamos a redução dos problemas referentes às drogas, violência e disciplina nas escolas. Os alunos tornam-se multiplicadores destes ensinamentos, levando o alerta para a família e comunidade", salientaram.

Os presentes reiteraram os esforços para dar continuidade ao programa, visto que o Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela PM para a valorização da vida.