Publicado em: 11/07/2017 13:24

Lançado DVD ‘Contos e Causos’ Vol.8

Lançado DVD ‘Contos e Causos’ Vol.8 Lançado DVD ‘Contos e Causos’ Vol.8

Uma noite muito agradável, de saudade e de reencontro entre velhos amigos marcou, na última sexta-feira (7), o lançamento do 8º DVD Book da série "Contos e Causos - História Viva de Ibiporã", no Cine Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã. A equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo preparou para a noite uma recepção especial, com decoração de época, tanto na entrada, quanto no saguão do teatro, onde os convidados puderam fazer fotos e relembrar os bons tempos que viveram em Ibiporã.

Depois assistiram ao filme, no qual relataram suas histórias e causos no município e acompanharam também a apresentação dos novos projetos de recuperação da memória que estão sendo desenvolvidos a partir deste ano pela Secretaria de Cultura e Turismo: Circuito das Capelas 2 - Igrejas Evangélicas Históricas e Cozinha do Pioneiro.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito João Coloniezi e a primeira-dama e secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, o vice-prefeito Alberto Baccarim e sua esposa Antônia Gobbi Baccarim, o ex-prefeito José Maria Ferreira e sua esposa Eliana Eik Ferreira, o ex-prefeito Daniel Pelisson e sua esposa Gláucia, o presidente da Câmara Municipal de Ibiporã, Roberval dos Santos, os vereadores Ilseu Zapelini, Zezinho Estoril, Kleber Machado, Rafael do Nascimento, Mari de Sá e Victor Divino Carreri.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio, iniciou dando as boas vindas ao presentes e em seguida apresentou, juntamente com o coordenador de projetos de recuperação da memória, Jaime Kaster, uma linha do tempo com os principais projetos e ações na área realizados pela Secretaria de Cultura em Ibiporã desde 2005. Finalizou anunciando os novos e também a proposta de um livro sobre a obra e as técnicas utilizadas por Henrique de Aragão.

O prefeito João Coloniezi, que teve o seu pai como um dos entrevistados desta edição do livro e DVD Contos e Causos, destacou "a importância do projeto e do legado que deixa para as próximas gerações", lembrando que este projeto foi realizado pela gestão passada e que agora novos programas darão sequência a este trabalho. Agradeceu de forma especial à presença dos ex-prefeitos e gestores presentes, que contribuíram, cada um no seu tempo, com a preservação da História de Ibiporã.

Ao final, cada família dos homenageados recebeu uma coleção completa com os oito livros e DVDs da série. O Contos e Causos é uma realização da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e teve o apoio do IPHAN e da SETI-PR. A produção é da equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã.

Os pioneiros que integram este Volume 8 são:

AKIKAZU HOSHI

2 - ANA MARIA PASTRO CHAGAS

3 - AURÉLIO SEMPREBOM

4 - ELEONORA BELTRÃO BARCIK

5 - ELIZEO ANTUNES MARTINS ("ELIZEO BANDEIRA")

6 - ERMÍNIA FILTRIN VITOR

7 - JOÃO BATISTA ROSSI

8 - JOÃO COLONIEZI

9 - JOÃO NARCIZO DE SOUZA

10 - LAURO DE CASTRO BELTRÃO

11 - LEONILDA DE FREITAS RODRIGUES