Cultura e Turismo

 

Publicado em: 12/07/2017 09:29

Cidinha Rondem doa ao MHAI equipamento que foi de seu pai


Whatsapp

 

Cidinha Rondem doa ao MHAI equipamento que foi de seu pai Cidinha Rondem doa ao MHAI equipamento que foi de seu pai

 

O Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) recebeu na semana passada uma preciosidade: a doação, por parte da fotógrafa Cidinha Rondem, do Foto Moderno (Rua Padre Vitoriano Valente), de um equipamento que pertenceu ao seu pai, o fotógrafo pioneiro de Ibiporã, Massatoshi Rondem. Trata-se de uma câmera fotográfica antiga, com suporte em ferro, fabricada no início do século XX, que Massatoshi utilizava para o seu trabalho de estúdio. A doação incluiu ainda um projetor de slides com maleta marca Fujica.

 

Massatoshi Rondem veio para Ibiporã com a família, instalando-se inicialmente na Água das Abóboras e percorria as fazendas produzindo fotografias das famílias. Mudou-se para a cidade por volta de 1950 e possuía um estúdio fotográfico na Avenida Paraná, próximo à Farmácia Central. 

 

Por meio das fotografias que captou, muitas delas disponíveis no acervo fotográfico do Museu Histórico (MHAI), Massatoshi Rondem foi o principal documentador das transformações urbanas ocorridas em Ibiporã entre as décadas de 1950 e 1960. Quem relata isso são os pioneiros Ramon Lozam e Aparecida Peretti Pelisson, dois entrevistados do projeto audiovisual Contos e Causos - desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã de 2011 a 2016.