Publicado em: 14/07/2017 10:06

Novo projeto audiovisual Cozinha do Pioneiro recebe inscrições

Novo projeto audiovisual Cozinha do Pioneiro recebe inscrições Novo projeto audiovisual Cozinha do Pioneiro recebe inscrições

Foi lançado no dia 7 de julho, no Cine Teatro Padre José Zanelli , em Ibiporã, o mais novo projeto de recuperação da memória do município, o “Cozinha do Pioneiro”, que será desenvolvido em paralelo com a segunda fase do Circuito das Capelas, que este ano abordará as Igrejas Evangélicas Históricas.

O lançamento a apresentação em vídeo dos novos projetos audiovisuais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã foram feitos durante a entrega e exibição do DVD-Book Contos e Causos Vol. 8, que reuniu cerca de 350 pessoas e homenageou 21 pioneiros e personagens que tiveram participação importante na história de Ibiporã.

O projeto Cozinha do Pioneiro pretende reunir em um livro de receitas as histórias e depoimentos de famílias que têm na cozinha um laço de amizade e de respeito que não se rompe com o passar das gerações. Pelo contrário, um laço que reforça ainda mais o vínculo familiar.

IDENTIDADE CULTURAL

O trabalho de pesquisa e gravação em vídeo consiste em recuperar histórias, tradições e costumes das famílias pioneiras locais através de receitas que foram passando de geração para geração, trazendo uma identidade cultural para Ibiporã, o que pode influenciar também o turismo na cidade.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio acredita que em Ibiporã "tenhamos várias famílias com algum tipo de história como essa para contar, motivada pela reunião da família em torno da mesa. Existem comidas de Páscoa, de Natal, de aniversário, dos países de origem do pioneiro. O objetivo desse projeto é retratarmos essas receitas com o próprio pioneiro (caso ele possa prepará-la), se ela passou do pai para os filhos e netos. Não é necessário o pioneiro vir preparar a receita, mas essa comida tem que ter uma ligação histórica com a família, de acordo com a etnia ou nação da qual descendem”, afirma.

CRITÉRIOS E SELEÇÃO

O recorte proposto para este projeto são famílias tradicionais de Ibiporã, ou seja, aquelas cujos primeiros pioneiros se instalaram em Ibiporã entre as décadas de 1930 e 1950. As gravações serão feitas sempre às sextas-feiras, na cozinha do Museu do Café (antiga estação ferroviária).

A seleção será feita a partir de cadastros que devem ser preenchidos e entregues na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A proposta é que seja enviada uma receita por família, para dar espaço a um maior número de famílias.

Os interessados cujas receitas familiares se encaixarem neste perfil podem vir à Secretaria de Cultura e Turismo (Avenida Dom Pedro II, 368, na recepção) e retirar um formulário que deverá ser devolvido no prazo máximo de 30 dias. A Secretaria fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.