Agricultura

 

Publicado em: 08/08/2017 11:46

Secretaria de Agricultura alerta para riscos das queimadas


Whatsapp

 

Secretaria de Agricultura alerta para riscos das queimadas Secretaria de Agricultura alerta para riscos das queimadas

 

O frio, somado à falta de chuva e fortes ventos formam a condição ideal para os riscos de incêndio em vegetações de áreas urbanas, rurais e florestais. A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente tem notado vários pontos de queimada em Ibiporã, provocando danos ao meio ambiente e riscos ao ser humano, como acidentes e agravamento das condições de saúde, como os problemas respiratórios.

 

Provocar incêndios em vegetação nativa sem a devida autorização é crime ambiental. O dono do terreno ou a pessoa responsável pelo manejo do fogo pode sofrer as sanções previstas no Código de Posturas do Município, e, em caso de reincidência, receber multas que variam de R$70 a R$350,00, de acordo com a área queimada e gravidade.

 

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente apela ao bom senso do cidadão para que evite qualquer tipo de queimada.

 

- Evite fazer queimada no quintal;

 

- Não solte balões ou faça fogueiras;

 

- Não jogue bitucas de cigarro pela janela dos carros, além de outros resíduos, como garrafas de vidro, que podem servir como uma lupa e potencializar a incidência do sol sobre a vegetação.

 

- Ao se deparar com fumaça na pista, reduza a velocidade do veículo e imediatamente acenda o farol

 

 

Ao avistar um foco de queimada, o munícipe deve ligar para os Bombeiros no 193. Caso seja frequente, a pessoa também pode fazer a denúncia na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, pelo telefone (43) 3178-8400.