Publicado em: 14/08/2017 10:58

Reunião discute recuperação de fundos de vale em Ibiporã

Reunião discute recuperação de fundos de vale em Ibiporã Reunião discute recuperação de fundos de vale em Ibiporã

Ocorreu na manhã da última quarta-feira (09), na sala de reuniões do gabinete do prefeito, reunião para discutir a recuperação dos fundos de vale do município de Ibiporã. O encontro contou com as presenças do prefeito João Coloniezi e de representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e das Secretarias Municipais de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Planejamento, Obras e Administração.

As ações de recuperação começaram pelo fundo de vale do Córrego Irara, no Jardim San Rafael, que estava abandonado, com as margens do córrego cheias de entulhos e as vias de acesso danificadas, por conta da erosão que se estendeu aos bueiros. Em decorrência disso, toda a extensão da Rua Porecatu está sendo refeita, com reconstruções de calçada e meio fio, e recapeamento asfáltico, garantindo não só a acessibilidade de transeuntes e tráfego de veículos como também a preservação do córrego.

Outro fundo de vale que está sendo revitalizado é o do Córrego da Forquilha, no Jardim Paranoá, que também está dentro da malha urbana, porém mais conservado no aspecto ambiental. Com a manutenção, ganhará novo gramado, mesas, bancos e melhorias em seus banheiros e piscina, além de replantio de mudas.

Também faz parte do projeto de recuperação outras áreas, como o fundo de vale do Córrego Tupy, próximo à antiga pedreira, e o fundo de vale do Córrego Coari, que nasce na Vila Rosa de Ouro e se desloca até o Conjunto Pedro Esplendor. Assim como o do Irara, esse também sofre com a erosão e receberá melhorias.

Presente na reunião, o atual prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, disse que os proprietários de terra ao longo deste trecho já foram notificados para que conservem a área. “O município também vai agir junto a esses proprietários, dando o encaminhamento necessário para essa preservação”, ressaltou o prefeito.

Coloniezi salientou ainda que a prefeitura tem como finalidade garantir à população o resguardo desses espaços que são o pulmão de Ibiporã.

IAP, Adapar e Emater estão auxiliando no processo de recuperação dos fundos de vale, assessorando na realização das revitalizações que abrangem as áreas urbana e rural, para que o município possa fazer um bom trabalho.

Segundo a representante do IAP, a geóloga Leliana Casagrande Luiz, para todos os licenciamentos ambientais exige-se o aval do instituto para qualquer intervenção em áreas florestais. “O IAP tem como função trabalhar com as autorizações de intervenções ambientais, além de fornecer as mudas para os plantios e realizar o trabalho de educação ambiental à comunidade próxima a essas áreas de fundo de vale”, explicou a geóloga.