Publicado em: 16/08/2017 16:13

Prefeitura promove audiência pública para anúncio de obras

Prefeitura promove audiência pública para anúncio de obras Prefeitura promove audiência pública para anúncio de obras

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou no último dia 10 (quinta-feira), na Câmara Municipal de Vereadores, audiência pública para a divulgação de obras de implantação, revitalização e/ou modernização de equipamentos públicos como também sobre a origem dos recursos para a realização das mesmas; concessão de espaços físicos para entidades de classe/órgãos governamentais almejando aumento de qualidade na oferta de alguns serviços públicos; informação sobre captação de bens junto aos governos estaduais e federais; e outros assuntos afins.

Estiveram presentes na reunião representantes da administração municipal, da Câmara de Vereadores, ONGs, associações de bairros, entidades e comunidade em geral. A audiência pública foi presidida pelo prefeito João Toledo Coloniezi e pelo secretário Municipal de Planejamento, José Roberto de Oliveira, objetivando apresentar as ações da gestão atual.

Foi divulgada no encontro, pelo secretário de Planejamento, a construção de uma nova sede administrativa da Delegacia de Polícia do município e de um stand de treinamento junto a uma escola de polícia. O local destinado para implantação localiza-se à Rua 19 de Dezembro, próximo à delegacia existente. Oliveira salientou que a delegacia atual permanecerá como sede da carceragem e no espaço cedido pela prefeitura serão construídos espaços somente para atender a administração e para treinamentos.

Oliveira também apresentou na audiência a construção da sede do Conselho Tutelar em parceria com o Governo Estadual. O local destinado à obra será um terreno ao lado da Biblioteca Cidadã, localizado no Jardim Semprebom.

Outra construção tratada foi a do Colégio Estadual Ulisses Guimarães. O secretário ressaltou a importância da obra para atender a região da Vila Esperança e adjacências, localidade bastante adensada, que conta hoje com aproximadamente 11 mil habitantes. Oliveira acrescentou ainda que a prefeitura doou um terreno de mais de 15 mil metros para a construção do colégio e que a previsão é de que a escola seja entregue em até 18 meses.

Também foi apresentado na reunião o projeto de implantação de uma ciclovia e de uma pista de caminhada paralelas à linha férrea. Esta obra fará uma ligação entre os dois extremos do município que é cortado pela linha férrea. Os recursos serão de financiamento na ordem de R$ 2 milhões junto ao Paranacidade. O secretário de Planejamento explicou que o projeto será realizado em duas fases, sendo que na primeira fase será executada a pista de caminhada e ciclovia junto à linha férrea e a segunda fase, que implantará a ciclovia e a pista de caminhada em torno do lago Beltrão Park.

Também referentes ao lago Beltrão Park foram abordados a sua implantação e o alargamento da via de acesso a ele. Oliveira falou sobre a execução do lago Beltrão Park que ocorrerá em duas fases e com recursos próprios, destacando que, para primeira fase, serão disponibilizados inicialmente R$ 700 mil para início dos trabalhos com construções de barragem, vertedouro e espelho do lago, sendo na segunda fase executado o paisagismo, mobiliários e iluminação do local. Sobre o alargamento da via, o secretário disse que o projeto já está, de certa forma, em andamento, pois a prefeitura já viabiliza melhorias.

Ainda foram tratadas as revitalizações dos Centros Poliesportivos Antonio Arrabaça Ribeirete (Carecão) e Aparecido de Oliveira (Sopinha). No Carecão, totalizando um investimento de R$ 700 mil - com emenda do deputado federal Luiz Carlos Hauly, serão realizados cercamento, reformas dos alambrados das quadras, substituição da pavimentação de placas de concreto por blocos intertravados, reforma da pista de skate e implementação de uma nova pista de skate, além da ampliação da pista de atletismo e caminhada. Na segunda fase, será executado o projeto de construção da Secretaria de Esportes e implantação de paisagismo, parque infantil e mobiliário. O Sopinha, localizado na Avenida dos Estudantes, na divisa entre o Jardim San Rafael e a Vila Romana, totalizando R$ 500 mil de investimento - com emenda do deputado federal João Arruda, contará com quadra coberta, cercamento, pista de skate, pavimentação em paver, implantação de parque infantil, paisagismo integrando os espaços, iluminação e mobiliário.

Aquisições de veículos e equipamentos também foram expostos, sendo elas: ônibus adaptado para atender a Apae de Ibiporã, por meio de recursos disponibilizados pelo gabinete do deputado estadual Alexandre Curi na ordem de R$ 250 mil; cinco veículos e uma Van na ordem de R$ 300 mil, por meio do gabinete do deputado estadual Thiago Amaral, e de contrapartida da prefeitura R$ 90 mil; dois caminhões basculantes na ordem de R$ 360 mil, por meio do gabinete do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, mais R$ 140 mil da prefeitura; uma ambulância na ordem de R$ 120 mil, por meio do gabinete do deputado estadual Cobra Repórter; e, por meio do gabinete do senador Roberto Requião, foi disponibilizado recurso para aquisição de um rolo compactador, com recursos na ordem de R$ 103 mil mais R$ 146 mil de contrapartida por parte do município, totalizando R$249 mil.

Por fim, os presentes aprovaram os projetos que também já tinham sido aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento do município, e que agora seguem para os encaminhamentos necessários. Com isso, o prefeito João Coloniezi fez as considerações finais e agradeceu a presença de todos.