Publicado em: 26/08/2017 09:00

Semanas de visita para relembrar Henrique de Aragão

Semanas de visita para relembrar Henrique de Aragão Semanas de visita para relembrar Henrique de Aragão

AS FOTOS DE TODAS AS ESCOLAS PODEM SER VISTAS NO

FACEBOOK DA SECRETARIA DE CULTURA:

Começou no último dia 18/8 e prossegue até o final desta semanada, dia 1º de setembro, a agenda de visitação diária de escolas públicas e particulares de Ibiporã à Casa de Artes e Ofícios Paulo VI e ao Cine Teatro Padre José Zanelli, espaços  mantidos pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A programação foi elaborada pela Secretaria de Cultura para lembrar os dois anos da morte do artista plástico Henrique de Aragão, completados na sexta-feira (dia 25/8). Ele viveu e trabalhou em Ibiporã por quase 50 anos (chegou em meados da década de 1960 e faleceu em 25 de agosto de 2015), notabilizando-se como um dos principais nomes do Brasil na arte sacra.

Os primeiros visitantes a percorrerem, no dia 18,  o roteiro de esculturas, a galeria de arte, oficina do artista, o teatro de arena e a assistirem ao filme inédito sobre Aragão no Cine Teatro (um documentário com depoimentos seus e de pessoas que conviveram com ele), foram os pais e alunos dos cursos mantidos pela Secretaria de Cultura (artes plásticas, cerâmica, música, dança e audiovisual).

ESCOLAS - Na segunda (dia 21) foi a vez dos alunos (90 no total) do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Unidade Polo. Foram recebidos pelo secretário de Cultura, Agnaldo Adélio e continuaram o roteiro acompanhados pelo jornalista Jaime Kaster, o editor de audiovisual Vradson Castro, os estagiários Thainara Fernandes, Mateus Ciaca e Matheus Camargo. Todas as escolas estão fazendo visitas guiadas pela Casa de Artes, lugar onde Henrique residiu e trabalhou até a sua morte, e que abriga diversas de suas obras e de outros artistas, além de um teatro de arena (Euthália Aragão) e o seu ateliê.

Durante a semana passada, em homenagem ao artista, a Secretaria também está com algumas aulas de seus cursos sendo ministradas no local, pelas professoras Cida dos Santos (cerâmica), Bárbara Lemos (desenho e pintura em tela), Leila Assis e outras professoras do ballet, Leander Lincoln e Mateus Barboni (teatro), Domingos Santos e Jonas Aguiar (música). Além disso, o secretário e artista Agnaldo Adélio, que trabalhou com Henrique, está ministrando oficinas de pintura e escultura em concreto aos alunos da Secretaria.

NESTE SÁBADO (DIA 26) - No sábado (dia 26/8), a equipe da Secretaria de Cultura ficou à disposição para receber o público da região durante o dia todo, das 8 às 18 horas, para um bate-papo na Casa de Artes, visita ao acervo, ao ateliê do artista e exibições do filme sobre Henrique.

AGENDA DE VISITAS DE ESCOLAS (18/08 a 01/09)

Mês em memória a Henrique de Aragão

SEXTA (18/8) - às 9h e 14h - Pais, mães e alunos da manhã e da tarde dos cursos da Secretaria Municipal de Cultura (artes plásticas, cerâmica, música, dança, audiovisual). Total: 180 alunos

SEGUNDA (21/8) - às 9h - Colégio Estadual Unidade Polo - 90 alunos - 3º ano do Ensino Médio A, B, C

TERÇA (22/8) - às 9h - Escola Municipal Carlos Guimarães (5º ano A) - 25 alunos - profª Daniela Buzeti;

QUARTA (23/8) - às 9h - Colégio Estadual San Rafael - 9º ano - 50 alunos e Ensino Médio - 50 alunos; Escola Carlos Guimarães (5º ano C) - 25 alunos;

- às14h - Colégio Estadual Basílio De Lucca - 2 turmas (60 alunos), Escola Mun. Mário de Menezes - 4º ano - 22 alunos

QUINTA (24/8) - às 9h - Escola Mun. Carlos Guimarães (5º ano B) - 25 alunos  - profª Daniela Buzeti e Colégio Estadual Basílio De Lucca (9º ano) - 30 alunos;

- às 14h - Colégio Estadual Unidade Polo - (9º ano) - 30 alunos e Escola Municipal Rotary Club - 2 turmas (4º ano) - 56 alunos

SEXTA (25/8) - às 9h - Escola Municipal Sebastião Luiz - Jardim John Kennedy - (4º ano) - 44 alunos e Escola Santa Marta (4º ano) - 35 alunos;

- às 14h - Colégio Estadual San Rafael - 3 turmas de 6º ano (36 alunos); Escola Santa Marta (4º ano) - 23 alunos

SÁBADO (26/8) - 8h às 18h - Abertura da Casa de Artes a toda a comunidade para visitação ao acervo de obras e à oficina (o ateliê onde o artista trabalhava), e exibição do filme (com sessões às 10h e às 15h)

SEGUNDA (28/8) - às 9h - Colégio Estadual Unidade Pólo (30 alunos do 2º colegial), com prof. Márcio (Artes)

TERÇA (29/8) - às 9h - Escola Municipal Vera Lúcia Casagrande (Serraia) - 20 alunos - 4º e 5º anos.

- às 14h - Colégio Estadual Olavo Bilac - 8 º ano (2 turmas) - 60 alunos

QUARTA (30/8) - às 14h - CAIC/ Escola Municipal Alberto Spiaci (uma turma - 30 alunos) - 3178-0265

QUINTA (31/8) - às 9h - CAIC - Escola Municipal Alberto Spiaci (uma turma) - 3178-0265

- às 10h30 - Colégio Olavo Bilac - Curso de Formação de Docentes (14 anos para cima) - 35 alunos;

SEXTA (01/9) - às 14h - Escola Municipal Helena Kakitani (uma turma - 30 alunos)