Publicado em: 23/08/2017 16:12

Semana da Pessoa com Deficiência é celebrada em Ibiporã

Semana da Pessoa com Deficiência é celebrada em Ibiporã Semana da Pessoa com Deficiência é celebrada em Ibiporã

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã (Apasi), a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ibiporã (Apadevi) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD)  promoveram, nesta segunda-feira (21), no município, uma caminhada em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. A campanha tem como tema "Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações".

Segundo o presidente da Apae e do CMDPD, Gilson Mensato, a passeata teve a intenção de sensibilizar a população sobre a importância do respeito e da igualdade social, por meio de garantias de direitos.

Sucedendo a caminhada, foi realizado na Praça Pio XII um culto ecumênico, promovido pela Igreja Católica, como parte da programação da Semana Missionária, com o tema "Paz". A celebração contou com as presenças de membros da Administração Municipal, vereadores, alunos, professores e diretores de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e representantes das igrejas evangélicas de Ibiporã. "Como a paz é um dom de Deus, achamos por bem e, claro, conveniente e de tom fraterno, convidar escolas, entidades e igrejas evangélicas para se fazerem presentes neste evento", ressaltou o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz,  padre André Luiz.

Também presente no evento, o prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, frisou a importância do bom convívio entre as pessoas. "É importante conscientizar os munícipes da importância da boa convivência, da paz entre os irmãos, promovendo a relação harmoniosa entre os envolvidos", destacou o prefeito.

Na sexta-feira (25), todas as entidades se reunirão novamente na Praça Pio XII, para a exposição de artesanatos, mostrando seus trabalhos, e entrega de panfletos, chamando a população para conhecer as entidades. No sábado (26), como já é de tradição desde 2014, será feita uma blitz educativa, na Avenida Paraná, em frente a Pernambucanas, continuando com a campanha de conscientização de respeito ao deficiente. No domingo (27), será realizado outro culto ecumênico, na Igreja Presbiteriana de Ibiporã (Espaço Vida) e, na segunda-feira (28), com as participações de autoridades do Executivo e do Legislativo, Ministério Público e Centro de Assistência Social de Curitiba, será promovido um fórum de discussão sobre Política Municipal de parcerias no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e Diretrizes para as ofertas de assistência social às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias no âmbito das Apaes e Co-irmãs.