Planejamento

Publicado em: 24/08/2017 17:06

Reunião da Defesa Civil discute elaboração de plano de trabalho

Reunião da Defesa Civil discute elaboração de plano de trabalho Reunião da Defesa Civil discute elaboração de plano de trabalho

A Defesa Civil Municipal de Ibiporã promoveu, na manhã desta quinta-feira (24), uma reunião para a divulgação e discussão da elaboração de um plano de trabalho no que se refere à prevenção e mitigação de áreas de maior vulnerabilidade do município, ações que serão realizadas juntamente com membros das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, e de seus agentes. O encontro foi presidido pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Euller Alexandre Gualberto, e também contou com as presenças do coordenador de endemias, Aldemar Galassi, José Moreira, da Vigilância Sanitária, e do diretor de Meio Ambiente, Hélio da Silva.

Na reunião foram apresentadas propostas para uma maior e melhor integração dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias junto à comunidade, com a criação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec's), visando o desenvolvimento de um processo de orientação permanente sobre as medidas necessárias a serem adotadas pela população para redução de acidentes em áreas de risco, além de estimular as comunidades a participar dos trabalhos de prevenção.

Durante o encontro, Gualberto frisou a importância dos Nudec's. "Eles auxiliarão a Defesa Civil na conscientização dos munícipes quanto a procedimentos que devem ser aderidos para a minimização de desastres naturais", explanou o coordenador.

O planejamento participativo trará acesso das comunidades às ações desenvolvidas pela Defesa Civil, possibilitando a formação de um espaço democrático.

Como parte do projeto, inicialmente as moradias próximas às áreas de atenção serão contatadas e comunicadas, avisando seus moradores sobre os riscos de residir nessas áreas e a importância de um núcleo comunitário. Além disso, serão realizadas instalações de pluviômetro (medidor de quantidade de chuva) e instruções quanto ao seu uso nas residências.