Planejamento

 

Publicado em: 24/08/2017 17:06

Reunião da Defesa Civil discute elaboração de plano de trabalho


Whatsapp

 

 Reunião da Defesa Civil discute elaboração de plano de trabalho Reunião da Defesa Civil discute elaboração de plano de trabalho

 

A Defesa Civil Municipal de Ibiporã promoveu, na manhã desta quinta-feira (24), uma reunião para a divulgação e discussão da elaboração de um plano de trabalho no que se refere à prevenção e mitigação de áreas de maior vulnerabilidade do município, ações que serão realizadas juntamente com membros das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, e de seus agentes. O encontro foi presidido pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Euller Alexandre Gualberto, e também contou com as presenças do coordenador de endemias, Aldemar Galassi, José Moreira, da Vigilância Sanitária, e do diretor de Meio Ambiente, Hélio da Silva.

 

Na reunião foram apresentadas propostas para uma maior e melhor integração dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias junto à comunidade, com a criação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec's), visando o desenvolvimento de um processo de orientação permanente sobre as medidas necessárias a serem adotadas pela população para redução de acidentes em áreas de risco, além de estimular as comunidades a participar dos trabalhos de prevenção.

 

Durante o encontro, Gualberto frisou a importância dos Nudec's. "Eles auxiliarão a Defesa Civil na conscientização dos munícipes quanto a procedimentos que devem ser aderidos para a minimização de desastres naturais", explanou o coordenador.

 

O planejamento participativo trará acesso das comunidades às ações desenvolvidas pela Defesa Civil, possibilitando a formação de um espaço democrático.

 

Como parte do projeto, inicialmente as moradias próximas às áreas de atenção serão contatadas e comunicadas, avisando seus moradores sobre os riscos de residir nessas áreas e a importância de um núcleo comunitário. Além disso, serão realizadas instalações de pluviômetro (medidor de quantidade de chuva) e instruções quanto ao seu uso nas residências.