Publicado em: 06/09/2017 10:47

Reunião discute rede de trabalho sobre uso de agrotóxicos

Reunião discute rede de trabalho sobre uso de agrotóxicos Reunião discute rede de trabalho sobre uso de agrotóxicos

Foi realizada na quarta-feira da semana passada (30 de agosto), na sala de reuniões do gabinete do prefeito, reunião para discutir a constituição de uma rede de trabalho sobre o uso de agrotóxicos que tem como finalidade evitar a utilização incorreta e melhorar a fiscalização. O projeto contemplará os municípios de Ibiporã e Jataizinho. Participaram do encontro membros da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), do Ministério Público do Paraná, da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, e da Vigilância Sanitária.

Na ocasião foi exposto o plano de trabalho para a execução do projeto que viabilizará a comercialização de produtos de qualidade e seguros, além de garantir a preservação do meio ambiente e evitar a poluição de recursos naturais das microbacias do Rio Jacutinga (Ibiporã) e do Rio Tigrinho (Jataizinho), ambas cadastradas no Programa Microbacia da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab).

Fazem parte do plano a elaboração de diagnósticos em relação ao uso de agrotóxicos, aos pontos de venda e armazenamento; intensificação da fiscalização do comércio destinado à venda de agrotóxicos e da produção de domissanitários; capacitação e formação continuada das equipes de vigilância sanitária; e inclusão de ações de educação ambiental na conscientização da população a respeito das consequências do uso dos agrotóxicos.

Segundo o coordenador estadual da área de meio ambiente da Emater, Ednei Bueno do Nascimento, a rede de trabalho promoverá estratégias para diminuir a utilização de agrotóxicos na região. “A aplicação de agrotóxico está um pouco descontrolada. Temos dados de pesquisas que indicam que o volume de agrotóxicos está sendo muito alto, e de uma maneira ou de outra isso impacta na qualidade de vida da população, por isso iremos trabalhar na diminuição do uso de agrotóxicos”, explicou.

O diretor da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Hélio da Silva, afirma que “se for feito o mínimo de conscientização aos agricultores já será um grande avanço ao município”.

Uma nova reunião está marcada para a divulgação dos diagnósticos sobre a utilização de agrotóxicos.