Publicado em: 14/09/2017 10:14

Campanha de multivacinação até dia 22 de setembro

Campanha de multivacinação até dia 22 de setembro Campanha de multivacinação até dia 22 de setembro

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desde o dia 11 (segunda-feira) está realizando a campanha de multivacinação, que se estenderá até o dia 22 de setembro. O objetivo é atualizar a carteira de vacinação de crianças e jovens de até 15 anos. O “Dia D” da campanha será no próximo sábado, dia 16 de setembro.

“É um sábado que tem a chamada nacional em que todos os postos de saúde disponibilizam as vacinas, havendo essa intensificação”, afirma a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel.

As vacinas disponibilizadas no dia de multivacinação serão as de Polioral, Tríplice Viral, Sarampo, Rubéola, Febre Amarela, BCG (tuberculose), Hepatites A e B, Dupla (tétano e difteria), DPT (tétano, difteria e coqueluche), Rotavírus, Pneumonia, Meningite, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche e hepatite B), Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), HPV e DPT acelular (para gestantes).

A coordenadora ainda explica a diferença entre os esquemas de atendimento para cada faixa etária ou vacinal, já que os grupos serão separados entre crianças de 0 a 9 anos, jovens de 10 a 14 anos, infectados com algum tipo de vírus, entre outros, cada um com uma especificidade. “É uma campanha seletiva. Eu vejo o cartão, verifico a faixa etária e quais vacinas a pessoa estaria apta a tomar naquele momento para daí fazer a aplicação”, relata Sebastiana.

A coordenadora de Epidemiologia afirma também que está sendo feita uma campanha de conscientização junto às escolas municipais da cidade. Os pais devem levar as carteiras de vacinação dos filhos para que prováveis atrasos nas vacinas sejam identificados pelos coordenadores e equipes de saúde que estarão nas escolas durante os próximos dias. “Estamos trabalhando em parceria com as escolas municipais. As coordenadoras e equipes de saúde estão indo nas escolas. Tem que haver um chamado para os pais, quando levarem as crianças, levarem também o cartão de vacina para poderem verificar. Se elas constatarem que o cartão está com alguma vacina atrasada, elas grampeiam um bilhete de alerta pedindo aos pais para levarem seus filhos até os centros de saúde”, explica Sebastiana.

Para participar da campanha de vacinação, basta comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com o cartão de vacinação e um documento de identificação em mãos. As unidades de atendimento estarão funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, dia 16, das 8h às 14h.