Publicado em: 11/10/2017 11:39

Ibiporã sedia capacitação para conselheiros de saúde da região

Ibiporã sedia capacitação para conselheiros de saúde da região Ibiporã sedia capacitação para conselheiros de saúde da região

Conselheiros Municipais de Saúde de Ibiporã, Jataizinho, Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso e Sertanópolis participaram na segunda-feira (09), em Ibiporã, da I Capacitação dos Conselheiros Municipais de Saúde de Ibiporã e Região. O evento foi promovido pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ibiporã, com atribuições na Proteção à Saúde Pública, e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça e de Proteção à Saúde Pública (CAOP), com apoio do Conselho Municipal de Saúde de Ibiporã e da Secretaria Municipal de Saúde.

Além dos conselheiros municipais de saúde destes municípios estiveram presentes à capacitação o prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, a secretária de Saúde de Ibiporã, Andrea Stroka, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ibiporã, Sérgio Caus, a promotora de justiça Amarílis Cordioli, titular da 1ª Promotoria de Justiça, a promotora de Justiça Andreia Cristina Bagatin, do CAOP, a assessora para o Controle Social da 17ª Regional de Saúde, Joelma Aparecida de Souza, e a líder comunitária e conselheira estadual de Saúde Rosalina Batista.

Segundo a promotora de justiça Amarílis Cordioli, titular da 1ª Promotoria de Justiça, o objetivo do encontro foi promover um dia de palestras e discussões, permitindo a ampla participação dos conselheiros, com questionamentos e livre apresentação dos problemas enfrentados em suas localidades, bem como o partilhamento de experiências, propostas de soluções e encaminhamentos. "Em nossa rotina de trabalho temos constatado que os conselheiros têm muitas dúvidas quanto às suas atribuições, o fluxo básico de atendimento e o planejamento público na área de saúde. A proposta é que estes encontros ajudem a esclarecer o papel dos conselhos municipais na gestão da saúde pública dos municípios, oportunizando a sua atuação efetiva", explicou Amarílis.

Na abertura da capacitação, realizada no Centro de Convivência do Idoso (CCI), o prefeito e a secretária de Saúde de Ibiporã desejaram aos presentes um profícuo dia de trabalho e ressaltaram a importância do conselho para a gestão eficiente da saúde do município. "Eventos como este permitem novos aprendizados, o partilhamento de experiência e a busca de soluções. As dificuldades enfrentadas por estes municípios são muito parecidas, e esta capacitação é uma oportunidade de os conselheiros exporem as dificuldades de trabalho, estudando-se soluções para os problemas locais", comentou João Coloniezi.

"A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas. A Secretaria de Saúde tem uma relação muito respeitosa e transparente com o Conselho de Saúde. Estou muito feliz por Ibiporã sediar esta primeira capacitação", expôs Andrea.

Pela manhã a palestra foi com a promotora de Justiça Andreia Cristina Bagatin, do CAOP, sobre "Noções Gerais acerca do Sistema Único de Saúde", seguida de debate. No período da tarde a palestra sobre as funções do Conselho Municipal de Saúde foi ministrada pela assessora para o Controle Social da 17ª Regional de Saúde, Joelma Aparecida de Souza, e a líder comunitária e conselheira estadual de Saúde Rosalina Batista.

Conforme a promotora Amarílis Cordioli, Ibiporã, Jataizinho, Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso e Sertanópolis foram escolhidos para participar desta primeira capacitação porque todos possuem o Hospital Cristo Rei, em Ibiporã, como referência. "A nossa perspectiva é que haja outros encontros, em outras cidades, e que os temas a serem discutidos partam dos próprios conselheiros", concluiu a promotora.