Cultura e Turismo

 

Publicado em: 16/10/2017 15:19

Projeto Circuito das Igrejas Históricas de Ibiporã está em andamento


Whatsapp

 

Projeto Circuito das Igrejas Históricas de Ibiporã está em andamento Projeto Circuito das Igrejas Históricas de Ibiporã está em andamento

O projeto Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas de Ibiporã, que dá continuidade ao primeiro Circuito das Capelas, lançado em 2016, está em andamento, com várias gravações já feitas com pioneiros e pastores das igrejas mais antigas selecionadas - aquelas instaladas em Ibiporã até a década de 1970. Confira algumas imagens e alguns personagens que farão parte do livro e dos filmes que serão produzidos para contar essa história de fé e de pioneirismo no nosso município.

 

Começamos as gravações pela Colônia Concórdia, que ficava localizada entre o ribeirão Jacutinga e a Boa Esperança, foi o primeiro núcleo evangélico de Ibiporã (na década de 1930), com uma Igreja Batista (onde se celebravam cultos em russo) e uma Assembleia de Deus. 

 

O córrego que banha a região, chamado Água da Concórdia, deu a origem ao nome da Colônia Concórdia, formada por imigrantes búlgaros, de origem bessarabiana, que chegaram a Ibiporã em 1937. Gravamos ainda em Jataizinho (para onde foi levada a igreja de madeira da Assembleia que ficava na Concórdia) e também no patrimônio de Frei Timóteo.

 

Aos poucos iremos informando o andamento do projeto, com entrega prevista para 2018.


Nas fotos abaixo, os entrevistados que contaram um pouco dessa história:
- Jorge Cernev
- Cidio Severino 
- Ruth Crinchev
- Júlio César Lucarewski
- Carlos Chernev
- Mauro Wolcov
- João Corrêa
- José Martins