Cultura e Turismo

Publicado em: 03/11/2017 14:44

Culto do aniversário de 70 anos de Ibiporã

Culto do aniversário de 70 anos de Ibiporã Culto do aniversário de 70 anos de Ibiporã

Uma festa marcada por música, corais, orações e pela memória aos pioneiros que construíram a cidade de Ibiporã e as suas igrejas, marcou o Culto de Ação de Graças pelo aniversário de 70 anos do Município, na noite da última terça-feira (31/10). O culto também celebrou os 500 anos da Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero em 1517.

O evento lotou o Cine Teatro Padre José Zanelli e contou com a presença dos pastores, presbíteros e fiéis de todas as igrejas evangélicas que estão integrando o projeto municipal Circuito das Capelas  II - Igrejas Evangélicas Históricas, realizado pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da equipe do Museu Histórico e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Várias outras denominações que integram a OMEI (Conselho dos Pastores de Ibiporã) também participaram.

As principais autoridades do município, como o prefeito João Coloniezi e o presidente da Câmara, Roberval dos Santos, além de vereadores e secretários, estiveram presentes e receberam as orações dos fiéis para poderem conduzir bem os seus trabalhos em prol da comunidade ibiporaense.

Aproveitando o ensejo de 70 anos de história do município, a Secretaria de Cultura lançou na ocasião o primeiro filme do Circuito das Capelas II, projeto que será finalizado em 2018, com a entrega do livro e a exibição dos documentários (com entrevistas com fundadores e pioneiros) nas nove igrejas que fazem parte do recorte histórico proposto (as instaladas em Ibiporã há mais de 40 anos).

As outras apresentações da noite tiveram a participação da banda Rede de Igrejas, da Coral Infantil da Igreja Assembleia de Deus, dos Coros da IPI/ Espaço Vida e da Igreja Batista Central e palavras dos pastores Luis Fernando Polo (presidente da OMEI), Marcelo Ciaca (Batista Central), Romio Cardoso (IPI) e Eder Mendes.

As reflexões relativas aos 500 anos da Reforma Protestante couberam ao professor de Teologia e pastor Silas Barbosa, que parabenizou a Prefeitura de Ibiporã, por estar fazendo memória e valorizando o trabalho dos pioneiros das primeiras igrejas evangélicas: "Ibiporã está de parabéns por este projeto das capelas que resgata o passado deste povo e desta cidade. Porque está escrito no livro dos Provérbios (cap. 22, 28): 'Não remova os marcos antigos que fizeram os seus pais!'. É mais do que necessário valorizar esses pilares", salientou.